4 principais causas de inchaço nas pernas

Inchaço - Clínicas Parque das Palmeiras

Você já sentiu suas pernas inchadas depois de um dia muito cansativo? ou quando você fica por muito em pé? Muitas pessoas apresentam comumente em sua rotina um inchaço nas pernas após uma rotina muito cansativa, devido a questões hormonais as mulheres apresentaram com maiores índices esse inchaço, normalmente o inchaço some após um banho e um pouco de descanso após a rotina  e por isso muitas pessoas podem relaxar e acabam achando normal a apresentação de inchaço e uma dorzinha apresentada na perna a verdade é que o seu corpo a partir desse inchaço está querendo demonstrar que algo anormal está acontecendo, muitas vezes coisas maiores e vários motivos podem estar por cima desse sinal latente de inchaço que pode ocorrer por mais de duas vezes na semana ou até mesmo com uma frequência absoluta, é preciso ficar atento aos sinais que seu corpo emite e realizar consultas com frequência com médicos de confiança. Hoje no blog das Clínicas Parque das Palmeiras vamos saber mais sobre o que ocasiona esses inchaços nas pernas e o que eles podem representar para a sua saúde, confira mais com a gente as oito principais causas que podem estar ocasionando esse inchaço nas pernas:

1. Infecções de pele

A inflamação na pele pode levar a inchaço e as dores causadas no local, normalmente associadas a edemas vermelhos  e quentura. alguns exemplos dessas infecções na perna que apresentam esse inchaço podem ser: celulite infecciosa, erisipela, furúnculo. geralmente os tratamentos são realizados a partir do uso de antibióticos e o inchaço tende a diminuir com o regresso da infecção.

2.  Trombose venosa profunda

A trombose é quando há formação de coágulos em locais em que não houve a existência de sangramentos, essa inflamação é ocasionada a partir da formação e desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) que em geral se formam nos membros inferiores. A trombose pode ocorrer em todas as faixas etárias mais é normalmente comum de se apresentar em idosos e pessoas que possuem histórico familiar da doença, ela pode ser desencadeada por alguns fatores como: problemas cardiovasculares, ficar muito tempo em estado imóvel, fumante, uso de alguns remédios. É importante salientar que além de a trombose venosa profunda  apresentar os sintomas de inchaço na perna ela também pode ocasionar em acontecimentos como dores intensas, vermelhidões e muita dificuldade em locomover-se. Diante da apresentação desses sintomas e se você conhece alguém ou se você mesmo possui histórico familiar com a existência da trombose é de suma importância ter contato e realizar consultas frequentes com um médico de confiança.

3.   Artrite

A artrite é ocasionada por um processo de inflamação que costuma atingir uma ou mais articulações de nosso corpo, como joelho e o cotovelo a exemplo. Existem diferentes tipos de artrite que podem estar relacionadas a esses processo de inflamação presente nas articulações. Quando você sente e percebe o inchaço acontecendo apenas nas articulações do joelho e tornozelo acompanhado dos sinais inflamatórios podem apresentar motivos ortopédicos e/ou reumatológicos. Busque consultar sempre ortopedistas de confiança ao menor sinal de dores nas articulações.

4.    Batidas no local

Machucar-se ou sofrer lesões nas pernas como pancadas, batidas e cair também podem apresentar inchaços e dores além de roxuras e vermelhidão, em contusões nas partes moles é esperado que o local apresenta inchaço e dor, em casos de queimaduras também são apresentados inchaços em decorrer da inflamação que está ocorrendo no local. Nos casos dos traumatismos damos a dica de você aplicar compressas frias na região machucada além de em casos de batidas e sentidos mais graves fazer procura de um médico especializado e de confiança.

Gostou de saber mais sobre esse conteúdo? nos siga nas redes sociais e nos acompanhe: @clinicasparquedaspalmeiras

Precisando de um médico? Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível! Agende agora: (91) 3205-0060 (WhatsApp)