Alzheimer: conheça as causas, principais sintomas e tratamento

Alzheimer - Clínicas Parque das Palmeiras

A doença de alzheimer ou também conhecido como o mal de alzheimer é uma doença de forma mais comum que ocasiona a demência neurodegenerativa, ela instala-se quando no processamento de certas proteínas de nosso sistema nervoso central começa a apresentar falhas recorrentes, considerada uma doença que parte de uma evolução o diagnóstico de alzheimer compreende que o paciente diagnosticado  ao progresso da doença apresenta aos poucos a perda de certas funções cognitivas como as que tratam de sua memória, capacidade, aprendizagem, habilidades linguísticas, percepção e raciocínio.   

O mal de Alzheimer é uma doença em que o diagnóstico precoce é fundamental para retardar o seu avanço, em geral a doença agrava-se com o progredir da demência e pode levar de 7 a 11 anos de progressão total da doença de Alzheimer. Por isso, é tão importante conhecer sobre esta doença de mal de Alzheimer e buscar diagnóstico e tratamento precoce ao menor sinal de apresentação dos sintomas da doença, Hoje no blog das Clínicas Parque das Palmeiras, vamos abordar sobre a doença, suas causas, principais sintomas e tratamentos existentes. Continue com a nossa leitura para saber mais, confira abaixo:

  • Principais Causas 

A doença de Alzheimer ainda não possui uma causa específica conhecida por médicos que fomenta o aparecimento de Alzheimer. De modo geral alguns dos fatores mais conhecidos da causa são:

  • Fatores de casos genéticos representam mais de 70% de risco, o risco de desenvolver a doença em indivíduos que possuem parentes de primeiro grau que apresentam a doença é mais alto na maioria das doenças
  • Fatores de riscos em doenças cardiovasculares como diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial
  • Sedentarismo
  • Práticas alimentares negativas 
  • Ser fumante ativo ou passivo
  • Traumatismo craniano

Essas são apenas algumas das causas conhecidas que podem levar a apresentação do mal de alzheimer, agora que sabemos um pouco vamos ao tópico dos principais sintomas que a doença apresenta no indivíduo, continue a leitura 

  • Principais Sintomas

O mal de Alzheimer é categorizado por três estágios da doença que representam o inicial e terminal transformando-se na dependência total de outros, as fases da doença são:

    • Estágio inicial: No estágio inicial, o aparecimento dos sintomas leva entre dois a três anos para se desenvolverem, em geral os portadores apresentam sintomas vagos confusos como desorientação, problemas na comunicação, linguagem, alterações na memória e concentração. 
  • Estágio intermediário: Considerada como uma segunda fase, ela desenvolve se de três a cinco anos de forma também progressiva e lenta, nessa fase os principais sintomas apresentados já são de forma mais pronunciada sendo eles mudanças no comportamento no social como habilidades, emoções e personalidade podendo ser apresentados de forma alterada, apresentação de maior deterioração da memória, alterações de postura, muscular e marcha também são apresentados nessa fase.
  • Estágio Avançado: Nesta fase grave, a duração e progresso é considerado de forma variável e progressiva, é conhecida que nessa fase existem mais tratamentos fornecidos para os portadores, nessa fase o indivíduo costuma apresentar sintomas mais alarmantes como problemas neurológicos mais graves apresentando convulsões, movimentos involuntários, tremores, neste período a fala também apresenta se de forma lenta e mais deteriorada, é comum também o indivíduo apresentar sintomas de incontinência urinária e fecal. A fase é tida como terminal pois evolui até o estado total vegetativo resultando na morte.    

Essas são alguns dos principais sintomas apresentados na doença e ao decorrer das fases que ela evolui.

  • Principais Tratamento:

Não existe uma cura para o mal de Alzheimer, o tratamento para a doença é realizado a partir do uso de medicamentos com ênfase na diminuição dos sintomas e que auxiliam no retardamento da doença, é usado os recursos da fisioterapia no auxílio e estimulação cognitiva. Dessa forma, como vimos os principais sintomas da doença e nas perdas de habilidades que ela desenvolve se faz necessário um cuidado especial aos portadores da doença pois nos estágios mais avançados é normal que a dependência aconteça 

Precisando de um médico? nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível. Agende agora sua consulta e exames: (91) 3205-0060 (WhatsApp)