Ansiedade e Síndrome do pânico – Saiba as diferenças

Ansiedade e Panico- Clínica Parque das Palmeiras

Você sabe qual a diferença entre a crise de ansiedade e a síndrome do pânico?

A ansiedade e o medo
O Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais afirma que as crises de ansiedade possuem características de medo. O medo é uma resposta emocional à um risco ou ameaça, já a ansiedade é o medo de maneira antecipada a uma ameaça futura. Dessa maneira, a síndrome de pânico está inserida nas crises de ansiedade como um tipo de resposta ao medo.

O que é ansiedade?
Reação natural que permite reações adequadas em situações de perigo. Porém, da feita que esse estado de ansiedade se prolonga, se tornando obsessivo e incontrolável, prejudica a saúde da pessoa, tanto a mental quanto a física.

Dentre os principais sintomas da ansiedade, podemos destacar: cansaço, boca seca, tontura, calafrios, tremores, batimentos acelerados, suor excessivo, náuseas, tensão muscular, inquietação constante, dificuldade para engolir devido a sensação de engasgo, sensação de estar fora do corpo, entre outros.

O que é síndrome de pânico?

As síndromes de pânico são caracterizadas pela ocorrência inesperada de crises de ansiedade aguda marcadas por extremo desespero e medo, que geralmente acontecem de maneira repentina. Por esse motivo, algumas pessoas podem acabar alterando suas rotinas por terem medo de sofrerem a crise novamente.

Dentre os outros principais sintomas da síndrome de pânico, podemos destacar os batimentos cardíacos acelerados, as palpitações, tremedeiras, falta de ar, dores no peito, tontura, calafrios, entorpecimento, perda de controle de pensamento. Essas crises são seguidas por um medo de que novos episódios dela aconteçam, o que pode levar a pessoa a mudar sua rotina ou até mesmo evitar passar por situações em que desconfia que possa ter uma crise de pânico, o que o deixa em alerta na maior parte do tempo, tendo medo de perder o controle.

Para começar o tratamento desse distúrbio, você deve marcar uma consulta com o médico especialista. Somente um profissional pode fazer um diagnóstico de transtorno de pânico de acordo com as informações estabelecidas pelo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.

O que fazer ao ter uma crise de ansiedade?

Durante uma crise de ansiedade, a respiração tende a ficar acelerada e os batimentos cardíacos aumentam, resultando na hiperventilação. Nessa hora, você deve tentar controlar sua respiração, puxando e soltando o ar de maneira lenta para que seu cérebro receba mais oxigênio, o que vai aumentar sua concentração e a sensação de falta de ar.

Em uma crise de ansiedade, vários pensamentos podem vir de uma só vez, causando confusão e sobrecarregando a pessoa de maneira emocional pela descarga de adrenalina. Se você estiver ao lado de alguém que conhece, tente puxar assunto e focar sua atenção no que a pessoa está falando. Mas se você estiver sozinho, procure distrair sua mente, cantando uma música, fazendo listas, contando números, ou algo do tipo. Pense em um lugar que te transmita a sensação de paz, dando mais detalhes ao lugar e focando toda a sua atenção na sua imaginação. Assim você poderá notar o ritmo de seus batimentos ficando normais, o que poderá acalmar sua respiração.

Dicas de especialistas para controlar uma crise de pânico

A respiração é a primeira delas, justamente por ela ficar muito acelerada. Você também pode tentar relaxar os músculos, apertando um dos seus punhos e prestando atenção na maneira em que os dedos ficam tensos. Conte até o número 10 e depois relaxe a mão. Isso ajuda a liberar a tensão do corpo, já que a contração e o relaxamento seguido aliviam o estresse físico.

É importante ressaltar que procurar um especialista é fundamental para ter o diagnóstico correto. Como você tem lidado com seus problemas emocionais? Se você tem crises constantes, está na hora de consultar um psiquiatra. Esse profissional poderá te auxiliar da melhor maneira possível para você ter uma melhor qualidade de vida.

No mês de Setembro, as Clínicas Parque das Palmeiras estão em promoção nas consultas com o Psiquiatra. Aproveite os preços especiais e marque sua consulta pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp). Teremos o prazer em te atender!