Câncer do colo do útero – Atenção aos sinais!

Câncer-do0colo-do-útero- Clínica Parque das Palmeiras

Mulheres que estão na fase inicial do câncer de colo do útero geralmente não costumam apresentar sintomas. Muitas das vezes, os sintomas começam a aparecer quando a doença se torna muito invasiva e começa a prejudicar os tecidos próximos. A maioria dos casos é identificado no exame de Papanicolau ou nas fases mais avançadas do câncer. Por isso é de suma importância frequentar regularmente a ginecologista e fazer o exame, caso o profissional indique.

Dentre os sintomas do câncer do colo do útero, estão:

• Sangramento vaginal anormal, que pode ocorrer fora da menstruação;
  • Sangramento menstrual mais prolongado do que o habitual;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro, podendo ter a coloração mais escura, próxima ao marrom, além de conter um pouco de sangue;
  • Sangramento mesmo após a menopausa;
  • Sangramento após ter relações sexuais;
  • Dor abdominal ou pélvica constantemente, o que faz com que doa ir ao banheiro ou ter um contato íntimo;
  • Vontade frequentes de urinar, mesmo antes de dormir;
  • Sensação de pressão no fundo da barriga;
  • Rápida perda de peso, mesmo sem estar em dieta.

Nos casos mais graves de câncer do colo do útero, quando a doença está em estágio avançado, a mulher pode sentir sintomas como um cansaço em excesso, dor e inchaço nas pernas, problemas ao urinar e sangue na urina.

Se você notar o surgimento de um ou mais dos sintomas citados, o ideal é que você procure imediatamente um ginecologista para que ele faça o exame de diagnóstico para saber se há células cancerígenas presentes.
O exame de papanicolau tem que ser realizado todos os anos consecutivamente por 3 anos. Mas caso não tenha alterações, o exame pode ser feito de 3 em 3 anos.

Como saber se estou no grupo de risco?

O câncer do colo de útero se torna mais frequente nas mulheres que possuem doenças sexualmente transmissíveis (clamídia, gonorreia, entre outros), mulheres com infecção com HPV é mulheres que possuem vários parceiros sexuais. Além desses, as mulheres que usam anticoncepcional oral por um longo período de tempo também podem apresentar maior risco, pois quanto maior o tempo de uso, maior será o risco para ela.

E o tratamento, como é?
Como outras doenças, o tratamento depende muito do estágio em que o tumor está. Mas dentre as principais opções de tratamento, podemos destacar:

Histerectomia
Pode ser utilizada tanto nas fases iniciais quanto nas mais avançadas, se trata do principal tipo de cirurgia que é indicado para o tratamento desse câncer.

Total: Na histerectomia total, remove-se apenas o útero e o colo do útero. Essa cirurgia pode ser feita por meio de um corte no abdômen, através do canal vaginal ou pode ser por laparoscopia.
Radical: Nessa cirurgia, além do útero e do colo do útero, são removidos a parte superior da vagina e os tecidos próximos a ela que podem estar sendo afetados pelo câncer.

Conização
É a retirada de uma pequena parte do colo do útero, em formato de cone. É uma técnica mais utilizada para a realização da biópsia e para a confirmação do diagnóstico de câncer, mas também pode ser considerada como uma forma de tratamento.

Traquelectomia
Essa cirurgia é utilizada como forma de tratamento nos casos de câncer que foram detectados precocemente. Nela, remove-se o colo do útero e o terço superior da vagina, deixando intacto o corpo do útero, possibilitando que a mulher tenha a oportunidade de engravidar mesmo após o tratamento.

Radioterapia / Quimioterapia
Podem ser utilizados antes e depois dos tratamentos cirúrgicos para o auxílio do combate ao câncer, principalmente quando o cancer está em estágio avançado.

Exenteração pélvica
Essa cirurgia é indicada quando o câncer volta e começa a afetar outras regiões. Nela, são retirados tanto o útero quando o colo do útero, os gânglios da pélvis e, em alguns casos, é necessário tirar órgãos como os ovários, trompas, vagina, bexiga.

O mês de Outubro é marcado como Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama e do câncer do colo de útero.
As Clínicas Parque das Palmeiras estão com combos ginecológicos com preços especiais em consultas e exames. Mande uma mensagem no WhatsApp ou ligue para o número 91 3205-0060. Não deixe sua saúde de lado!