Como beber água pode ajudar a emagrecer?

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Todos sabemos que beber água faz bem e é necessário para o bom funcionamento do organismo. Mas beber bastante água pode realmente  ajudar a emagrecer?

Além de desempenhar diversas funções vitais, como hidratar o corpo, ser essencial no transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea, eliminar as toxinas, ajudar no funcionamento do intestino e respiração, aumentar a capacidade cerebral,  regular a pressão sanguínea  e manter a pele saudável, estudos indicam que a água auxilia sim no processo de emagrecimento. Quanto mais hidratado você estiver, mais eficientemente seu corpo irá trabalhar em tarefas que variam do racional à queima de gordura corporal. Abaixo listamos alguns benefício da água nop processo de emagrecimento:

1- Promove a saciedade

Frequentemente a sede é confundida com fome pelo cérebro. É bom sempre consumir água uns dois copos meia hora antes das refeições, pois ajuda o cérebro a registrar a saciedade no estômago e diminuir a ingestão de alimentos.

2- Estimula o metabolismo

De acordo com a pesquisa publicada no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a ingestão de água influencia também na termogênese do corpo, ou seja, na produção de calor, auxiliando na perda de peso. Os estudos indicaram que o consumo de 500 ml de água à temperatura média de 20º C aumentou em 30% o metabolismo, tanto nos homens como nas mulheres.

3-  Melhor limpeza

A água limpa melhor os rins do sódio, ureia e outras toxinas, não tem calorias e pode ajudar a reduzir ingestão calórica de outros líquidos, como refrigerantes, sucos, chás e outras bebidas açucaradas.

 

4- A água melhora os resultados do exercício físico.

A água dissolve eletrólitos (minerais que incluem sódio, potássio e magnésio) e os distribui por todo o corpo, onde sua energia desencadeia contrações musculares necessárias para o movimento, além disso, diminui a fadiga, o que pode permitir que você se exercite por mais tempo e queime mais calorias.

5- O corpo precisa de água para queimar gordura

Aumentar a ingestão de água pode aumentar a lipólise, o processo pelo qual o corpo queima gordura para obter energia.

6-A água pode melhorar a motivação e reduzir o estresse.

A desidratação aumenta a produção de cortisol no organismo, o hormônio do estresse. O que pode afetar sua motivação para se exercitar e fazer melhores escolhas alimentares.

 

Qual a quantidade de água eu devo beber?

A recomendação geral é de aproximadamente 2,5 litros de água total por dia para mulheres e aproximadamente 3,5 litros para homens. Porém, essa quantidade varia  de acordo com cada organismo, dependendo da idade, sexo, saúde, atividade física, etc.  Uma maneira de determinar se você está bebendo água suficiente é dar uma olhadinha depois de fazer xixi. Se é amarelo escuro, você não está bebendo o suficiente. O ideal seria o amarelo claro.

Para emagrecer saudável

A água pode auxiliar na perda de peso e melhorar a saúde. Contudo, água não terá efeitos significativos no emagrecimento sem reeducação alimentar e atividades físicas. É importante  também o acompanhamento médico no processo de emagrecimento. Consultar e fazer exames com endocrinologista ou nutrólogo  e nutricionista é muito importante

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