Conheça 4 remédios caseiros para a tosse

Tosse - Clínicas Parque dasPalmeiras

Em tempos chuvosos ou muito secos, muitas pessoas costumam sentir irritações constantes nas gargantas e buscam remédios e mais remédios, muitas vezes sem orientações médicas, o que acaba levando ao perigo da automedicação e uma sobrecarga ao organismo. A tosse é uma expiração que acontece no aparelho respiratório que nem sempre apresenta alguma doença pré instalada e na maioria das vezes pode estar associada a processos irritativos, muitos agentes poluidores acabam causando essa irritação em nosso organismo como fumaças, gases, tabaco, poeiras e mudanças climáticas como falado acima. Existem dois tipos pré existentes de tosse sendo eles:

  1. Tosse Seca:  é mais comum devido a alguma reação alérgica e também apresenta-se pela falta de muco 
  1. Tosse Reprodutiva: também conhecida pelo termo “tosse cheia”, é identificada quando existe a presença e produção do muco nas vias respiratórias.

Os sintomas mais comuns de tosse vêm acompanhados de coriza, falta de ar e bloqueio das vias nasais. É sempre importante ficar atento aos sintomas e se são persistentes, procure sempre um médico de confiança caso perceba algo anormal. 

Como sabemos, com as mudanças climáticas e os fatores poluidores a tosse costuma aparecer com certa frequência nesses casos, por isso hoje As Clínicas Parque das Palmeiras conta para 4 remédios caseiros para te ajudar a combater a tosse e rouquidão instaladas, fique atento as nossas dicas:

  • Chá de limão

O limão é um ótimo combatente da tosse, ele possui vitamina c que auxilia a melhorar o sistema imunológico e a revitalizar a imunidade. Além disso, é um ótimo remédio caseiro para a tosse causada por infecções.

 Para prepará-lo você vai precisar de:

; – 1 limão, – água morna e as raspas, tire o suco do limão, coloque as raspas na água morna e deixe de repouso, por fim acrescente o suco do limão e beba instantaneamente.

  1.  Suco de cenoura e guaco

O suco de cenoura e guaco é um ótimo remédio caseiro para a tosse, especialmente a tosse  reprodutiva, pois é expectorante e com isso beneficia a eliminação de catarros liberando as vias nasais.

Para prepará lo você vai precisar de:

  • 5 folhas de guaco, 1 cenoura, meio copo de água e  um fio de mel (quiser adoçar), bata os ingredientes no liquidificador e beba mais de duas vezes ao dia.
  • Chá de gengibre 

O gengibre apresenta propriedades antibacterianas e é comumente utilizado em receitas para remédios caseiros por ser um anti-inflamatório considerado natural. Muito eficaz para curar garganta e tosse. Para prepará lo você vai precisar de:

1 pedaço de gengibre, meia xícara de água e mel se preferir adoçar, lembre -se de lavar bem a raiz do gengibre e fatiá lo antes de colocá lo na água, deixe no fogo e quando iniciar a fervura conte 5 minutos e desligue, por ter um gosto específico é recomendável para quem nunca experimentou adicionar mel para adoçar. tome durante o longo do dia.   

Cha de Alcaçuz 

O alcaçuz é um ótimo expectorante e também aliviador de irritações na garganta por ter uma propriedade chamada de glicirrizina que possui poder sedativo nas mucosas. Além disso, ainda possui ótimas propriedades para quem quer cuidar do fígado. Para prepará lo você vai precisar de:

  • duas colheres de sopa da raiz de alcaçuz e meio litro de água, deixe um tempo a água de fervura e depois acrescente as raízes de alcaçuz, deixe um tempo abafado coe e sirva e aproveite.

Aproveite dos melhores ingredientes naturais para curar sua tosse e outras doenças, os ingredientes estão bem à nossa frente e muitas vezes são de fácil acesso a nossa vida. Lembre- se que é muito importante consultar um médico e realizar exames com frequências para que você possa fazer uso de remédios prescritos pelo médico e sem cair no perigo da automedicação. Cuide bem da sua saúde! Precisando de um médico nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível. Agende sua consulta conosco; (91) 3205 – 3500 (WhatsApp)