Diabetes saiba mais sobre essa doença

Diabetes - Clínicas Parque das Palmeiras Amazon

A diabetes é uma doença característica causada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, sendo causada pela falta ou absorção deficiente de insulina ( hormônio que promove o aproveitamento da glicose como fonte de energia de nosso corpo) essa insuficiência pode ocasionar em danos a vários órgãos do corpo humano se não for devidamente tratado. Hoje, no blog das Clínicas Parque das Palmeiras Amazon vamos saber mais sobre essa doença, principais características, sintomas e tratamento existentes para essa doença crônica. Inicialmente, vamos esclarecer que a diabete é segmentada em tipos e suas principais causas originam da má alimentação do indivíduo principalmente quando este consome em excesso alimentos industrializados e com ausência da prática de exercícios físicos na rotina, agir vamos listar os segmentos dos tipos de diabete, sendo os quatro principais tipos de diabetes Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes, confira na leitura:

• Diabetes: tipo 1

Esse é considerado o tipo mais raro e menos comum de acometer o indivíduo, o tipo 1 surge desde o nascimento e é tida como uma doença autoimune tendo em vista que o próprio sistema imune exerce um ataque as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina, dessa forma quando a insulina não é produzida, a glicose que deveria passar e ser transportada para as células acaba se acumulando no sangue. Normalmente, as doenças acometem crianças e adolescentes e por ser insulinodependente exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

• Diabetes: tipo 2

Na diabetes do tipo 2, às células apresentam-se resistentes à insulina, nesse tipo a incidência da doença pode não ser insulinodependente, em geral ela acomete pessoas com faixa etária com mais de 40 anos de idade. É o tipo mais comum e os males dessa resistência diminuem a ação da insulina no corpo e fazem com que aconteça um acúmulo no corpo humano.

• Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional ocorre apenas durante a gravidez, ocasionado na maioria das vezes pelo aumento em massa do peso da grávida, está relacionado a produção através da placenta e de outros hormônios que acabam por inibir a ação da insulina no organismo.

• Pré – Diabetes

A pré diabetes ocorre quando o nível de açúcar está de forma elevada mas ainda não é excesso para o diagnóstico da doença crônica, pode estar associado a patologias como uso de alguns medicamentos e pancreatites alcoólicas.

Esses são os principais tipos de diabetes já conhecidos, agora vamos listar alguns dos sintomas mais conhecidos da doença, sendo eles:

• Aumento da fome
  • Sensação de sede exagerada
  • Boca seca
  • Vontade excessiva de urinar
  • Alterações na visão
  • Impotência sexual
  • Infecções na pele e nas unhas

Esses são alguns dos sintomas mais conhecidos provenientes da diabetes, esses sintomas surgem nos tipos, os sintomas na diabetes tipo 2 surgem ao longo do tempo e na vida acontecem sendo uma das principais razões são os maus hábitos alimentares do indivíduo, especialmente o consumo excessivo de açúcares.

• Já os sintomas da diabetes tipo 1 geralmente são identificados durante a infância ou a adolescência e também podem incluir outros sinais mais generalizados como dificuldade para ganhar peso, coceira por todo o corpo ou irritabilidade e mudanças de humor repentinas.
  • No caso da diabetes gestacional, os sintomas são mais raros e, por isso, a mulher geralmente descobre que está com diabetes durante os exames de rotina do pré-natal, especialmente após fazer o exame de glicose.

O tratamento de diabetes tem como os principais objetivo: melhorar a qualidade de vida, aliviar os sintomas da doença e evitar o desenvolvimento de complicações de saúde mais graves. Não esqueça, consulte sempre um médico para um diagnóstico preciso! Gostou de saber mais sobre esse conteúdo? nos siga nas redes sociais e nos acompanhe: @clinicasparquedaspalmeiras Precisando de um médico? Nas Clínicas Parque das Palmeiras Amazon você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível! Agende agora: (91) 3205-0060 (WhatsApp)