Infecção Urinária: Conheça mais essa doença

Urinária - Clínicas Parque das Palmeiras Amazon

Você sabe o que é uma infecção urinária? a infecção urinária é uma infecção que ocorre a partir de microorganismos que infectam e acometem o trato urinário, e que dependendo do lugar da estrutura acometida, a infecção pode se apresentar com nomes diferentes, a exemplo: uretrite ( uretra) , cistite ( bexiga) ou pielonefrite (rins). Em geral, a infecção urinária é possível de acontecer em homens, mulheres, crianças, idosos e é  causada por bactérias presentes no intestino que chegam ao sistema urinário e por isso apresenta se mais frequente em mulheres devido a aproximação do ânus com a uretra, pessoas que apresentam diabetes descontrolado também apresentam um risco aumentado, devido às alterações que são ocasionadas pelo aumento das taxas de açúcar no açúcar, em homens com faixa etária maior de 50 anos é possível que com o aumento da próstata e o acontecimento da retenção da urina na bexiga também podem ocasionar o problema, os riscos de ter uma infecção urinária também apresentam se maiores após a relação sexual, visto que a uretra costuma sofrer micro traumas ( acontecimentos normais durante o sexo) que tornam mais exposto a instalação de bactérias, a infecção urinaria é também comum de ocorrer na menopausa, visto que as taxas de estrógeno ( hormônio que protege o trato urinário) tendem a diminuir.

A bactéria que geralmente mais ocasiona o problema da infecção urinária é a chamada de ESCHERICHIA COLI, que está presente naturalmente em nosso intestino apresentando se importante para a digestão, mas de modo contrário patogênica ao aparelho urinário. Hoje no blog das Clínicas Parque das Palmeiras Amazon vamos falar mais sobre infecção urinária, seus principais sintomas, tratamentos e etc. Agora que você já sabe o que é a infecção urinária, como ela acontece e as principais causas que podem ocasionar ela, continue na leitura para saber mais sobre a doença, começando pelos principais sintomas da infecção urinária

1. Principais Sintomas da Infecção Urinária

• Necessidade de urinar com emergência, frequência e incontrolável
  • Pouca evacuação de urina em cada micção
  • Sentir ardor ao urinar
  • Apresentar dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre
  • Em casos mais graves pode acontecer a apresentação de sangue na urina
  • Sensação de um  peso na bexiga
  • Urina muito escura e com cheiro forte
  • Apresentar uma febre baixa constante

Esses são alguns dos principais sintomas que se apresentam com a infecção urinária, estes sintomas podem variar bastante de uma pessoa para a outra e de acordo com o local do sistema urinário afetado.

2.Diagnóstico da infecção urinária

O diagnóstico da infecção urinária acontece a partir de levantamento do histórico clínico do paciente e seus sintomas, exames de urinas do tipo I e também pode ser realizado urocultura com antibiograma (serve para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento.

3. Principais tratamentos para a infecção urinária

Para um tratamento preciso para a infecção urinária é necessário realizar uma consulta com um médico urologista, com o médico certo você vai ter orientação e prescrição médica adequada para a realização de um tratamento preciso e correto para a infecção urinária. Em geral, o tratamento para a infecção urinária  pode durar entre sete e dez dias dependendo das instruções e utilizações corretas sobre o uso dos remédios que incluem antibióticos, se a infecção urinária não for bem tratada pode se chegar aos rins, tornam se em um caso mais grave e com mais possibilidades de complicações. Também é de suma importância beber mais água e hidratar o corpo tendo em vista que quanto mais urina o corpo produzir mais facilmente as bactérias serão eliminadas do corpo.

Gostou de saber mais sobre esse conteúdo? nos siga nas redes sociais e nos acompanhe: @clinicasparquedaspalmeiras Precisando de um médico? Nas Clínicas Parque das Palmeiras Amazon você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível! Agende agora: (91) 3277-7000 (WhatsApp)

(91) 3205-0060 (ligações em horário comercial)

(91) 8139-2500 (Telegram)