Como saber se tenho intolerância à lactose? – Sintomas e tratamento

Intolerância à lactose - Clínica Parque das Palmeiras

É possível identificar a intolerância à lactose através de alguns sintomas que surgem depois do indivíduo consumir o leite de vaca. Em alguns casos, a pessoa pode não manifestar sinais do problema quando ingere derivados do leite, já que em alguns como queijo e iorgute, por exemplo, a lactose está em uma quantidade menor. Mesmo assim, ainda há pessoas que são sensíveis mesmo consumindo produtos derivados e que podem apresentar sintomas.
Dentre esses sinais, podemos destacar:

  • Excesso de gases e consequentemente a barriga inchada
  • Dor abdominal
  • Cansaço excessivo
  • Dores de cabeça
  • Falta de energia
  • Manchas vermelhas na pele (depois do consumo de produtos que contenham leite)
  • Dores nas articulações
  • Diarreia
  • Dores musculares
  • Prisão de ventre, entre outros.

O que é a lactose?
Trata-se do açúcar que está presente no leite e em seus derivados, é composto pela glicose e a galactose. Em condições normais a lactose é digerida pelo organismo mas nos casos da intolerância à lactose, o açúcar não consegue ser ingerido de maneira correta por causa da ausência da proteína que tem a responsabilidade de cuidar desse processo, no caso, a lactase. Você sabia que também existe a alergia ao leite? Nessa situação, é recomendável que a pessoa tenha uma dieta onde alimentos que contenham leite não estejam presentes.

Diferença entre a alergia ao leite e a intolerância a lactose

A alergia ocorre devido uma reação do sistema imunológico da pessoa às proteínas do leite de vaca, essa alergia ao leite é muito comum em crianças e principalmente nas mais novas como os bebês. Já a intolerância ocorre quando o organismo é incapaz, parcialmente ou totalmente, de digerir a lactose, no caso, é o açúcar que há no leite. A intolerância é mais comum nos idosos e em adultos.
Entre os sintomas da alergia ao leite, podemos destacar:

Vômitos;
Diarreia;
Dores abdominais;
Sangue nas fezes;
Refluxo;
Problemas respiratórios como a asma, rinite, entre outros;
Cólicas.

Como é feito o exame de diagnóstico da intolerância à lactose?
É necessário que você marque uma consulta com um médico especialista, como o gastroenterologista. Assim, o profissional avaliará o seu histórico e seus sintomas, podendo prescrever exames específicos para descartar outras doenças.
Esse exame é simples e feito pela coleta de sangue do paciente estando em jejum. Depois disso, o paciente ingere um alimento ou bebida que tenha concentração de lactose e fará a coleta de sangue novamente para que assim os resultados sejam comportados.

Como funciona o tratamento da intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma carência do organismo, então o médico prescreverá medicamentos e dietas para que essa intolerância seja controlada. É importante suspender o consumo excessivo do leite e de seus derivados para aliviar os sintomas para que depois de algum tempo os alguns alimentos sejam introduzidos novamente, porém de maneira lenta e gradual, para que seja analisado qual é o limite do organismo da pessoa.

Se você desconfia que sofre de intolerância à lactose, alergia ao leite ou outro problema ligado ao intestino, não exite em consultar um médico especializado nessa área. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais cedo você poderá começar o tratamento mais adequado para seu problema. Não deixe sua saúde para depois. Você está precisando de um gastro? Aproveite que no mês do Novembro Azul, mês da conscientização dos cuidados com a saúde do homem, as Clínicas Parque das Palmeiras estão em promoção nas consultas com esse profissional. Além disso, também estão com valores e combos especiais nas consultas com o urologista, clínico geral e ultrassom, mas temos diversas especialidades para atender a todos com preços acessíveis.

Marque a sua pelo número 91 3205-0060. Teremos o prazer em atender!