Janeiro Branco – Mês da Conscientização sobre saúde mental e bem estar

Janeiro Branco - Clínicas Parque das Palmeiras

Você sabia que o mês de janeiro foi escolhido para ser realizado a campanha de conscientização da saúde mental e cuidado com nosso bem estar? A campanha brasileira foi escolhida no mês de janeiro com o intuito de aproveitar essa época que normalmente simboliza para as pessoas a chegada de um novo ano e com ele são feitos planos , metas e objetivos a serem cumpridos além do simbolismo do primeiro mês do ano representar a renovação. Com isso, o janeiro branco tem como objetivo colocar em pauta discussões, debates e principalmente a relevância de assuntos que abordam sobre saúde mental, auto cuidado e bem estar.  Agora que sabemos sobre a escolha e o que aborda o Janeiro Branco vamos conversar um pouco sobre a relevância de falar sobre saúde mental: 

No ano de 2020, o tema escolhido pela campanha do janeiro branco foi: “Precisamos falar sobre saúde mental”. Com isso, sabemos o quanto existe a relevância em conversar sobre saúde e bem estar principalmente se colocarmos em conta o cenário em que todos estão envolvidos como: pandemias e novas mudanças no contexto social e âmbito cultural, com a advento da pandemia e o isolamento a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que alarmantes, em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem com a depressão, nosso país é o segundo lugar no ranking americano ficando atrás apenas do Estados Unidos. Essas questões sociais estão inteiramente ligadas ao modo que afeta e ao modo em que iremos repassar nossas questões emocionais. Sabemos que abordar a questão acerca da saúde mental ainda é considerado um tabu para muitas pessoas e sociedades, assim mas do que nunca conversar sobre estar saudável e se sentir bem mentalmente faz se  mais do que necessário e sim obrigatório à todos. O adoecimento emocional da população pode se dar de muitas formas e esses contextos são apenas agravadores de uma doença pré instalada, nossa saúde mental pode ser afetada ao longo da vida com maior ou menor frequência e gravidade, as fases de mudanças mais drásticas como adolescência, entrada na escola, separação, gravidez, envelhecimento, perda familiar podem ser precursores de doenças em nossa saúde mental, física e bem estar. As doenças mentais se manifestam como: Ansiedade, Depressão, Mal-estar psicológico, Dependência de álcool e demências.

O que fazer para evitar o desgaste emocional:

  • Não fique isolada
  • Mantenha -se ativo e busque atividades que prendam o seu interesse
  • Mantenha seus laços familiares fortes e duradouros

Viu como a doença mental pode atingir qualquer pessoa e o seu bem estar? Por isso a campanha do Janeiro Branco tem como objetivos:

  • Trabalhar assuntos voltados para a cultura do bem estar
  • Formar ideias que valorizem a saúde mental
  • Ajudar na promoção do autocuidado e bem estar
  • Contribuir com as quebras de paradigmas criados a cerca do tema saúde mental
  • Promover debates e campanhas que visem ações para a quebra dos tabus construídos 
  • Buscar soluções de como inserir e tratar o assunto com a normalidade que merece

Dessa forma, as Campanhas e principalmente a do Janeiro Branca que traz e fomenta o assunto de saúde mental com grande relevância gera conscientização, a mudanças dos tabus e paradigmas criados além de inserir um assunto da atualidade na sociedade de modo fácil, aberto e prático a todos que buscam entender e conhecer os assuntos relacionados a preservação do bem estar e da saúde mental trazendo a tona reflexão e conhecimento a todos! Precisando de um médico especialista em saúde mental e bem estar? Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço acessível. Agende sua consulta conosco e cuide da sua saúde mental: 

(91) 3205 – 0060