O que o estresse faz com seu corpo – Sintomas físicos

Sintomas-Estresse-Clínica Parque das Palmeiras

O que é estresse?

O estresse é a resposta que o organismo dá a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas. Para se adaptar à essas situações ameaçadoras, o corpo libera reações que ativam a produção de adrenalina, entre outros hormônios. O que deixa a pessoa em um estado de alerta após esses hormônios se espalharem por todo o corpo, fazendo com que os batimentos cardíacos aumentem.

Você sabe quais são os sintomas físicos do estresse?

Aparecimento de acne

Em época de maiores níveis de estresse, a acne tende a agravar. Isso acontece porque muitas pessoas tendem a ficar tocando seus rostos quando estão nervosas e estressadas, e isso espalha as bactérias, o que desenvolve a acne.

Além disso, o estresse altera a produção de hormônios e também altera o funcionamento do sistema de defesa do nosso organismo, o que faz com que a pessoa sofra com a diminuição da imunidade, então a pele pode ficar mais oleosa e com mais poros, que mais tarde resultam em espinhas.

Queda de cabelo

Quando estamos estressados, nosso corpo aumenta a produção de uma substância chamada estriol, que bloqueia a entrada dos nutrientes no couro cabeludo. Isso tudo resulta no enfraquecimento dos fios, o que faz com que eles quebrem e caiam.

Insônia

A insônia é uma série de problemas para dormir ou continuar dormindo. Ela pode ser causada por maus hábitos de sono, estresse, falta da prática de atividade física, e muitas outras coisas. O estresse excessivo pode alterar os ciclos do sono, o que resulta tanto na insônia aguda quanto na crônica.
Sudorese
O suor é um mecanismo de controle que o corpo usa para controlar a temperatura corporal, além de ser uma reação do corpo a estímulos como estresse, medo, exaustão, vergonha, entre outros. Suar é normal, mas o estresse pode causar a sudorese excessiva e um forte odor.
Problemas de digestão
O estresse em excesso pode desencadear diversos distúrbios digestivo, dentre eles: síndrome do intestino irritável, diarréia, constipação, gastrite, úlcera, entre outros. Se você sente um desses sintomas, procure um médico para tratar o problema o quanto antes.

Bruxismo (ranger involuntariamente os dentes)

A saúde bucal não fica de fora da lista de coisas prejudicadas pelo estresse. O bruxismo é apertar os dentes involuntariamente ou serrar a mandíbula em excesso. Pessoas que sofrem com níveis extremos de estresse podem desencadear esse problema, já que o apertamento dos dentes também esta relacionado a um momento de ansiedade, que vão para as articulações da boca.

Tensão muscular

O estresse causa reações que impactam diretamente nos músculos, o que pode causar dores em determinadas partes do corpo como costas, pescoço, entre outros. Por isso a prática de exercícios físicos é tão importante. Além disso, a tensão muscular pode ser tratada de diversas maneiras como: seções de acupuntura, massagens, alongamentos, etc. Nunca se esqueça de tirar um tempo para cuidar da sua mente e do seu corpo.

Aumento dos batimentos cardíacos

Como dito anteriormente, o estresse em excesso estimula a liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol. Uma das funções da adrenalina é aumentar os batimentos e a pressão arterial para preparar o corpo para reagir em situações de perigo e estresse. Foi comprovado que o estresse agrava muito o quadro de arritmia cardíaca, além de poder provocar a falta de ar e aumentar o risco de um ataque cardíaco.

Esses foram apenas alguns dos sintomas físicos do estresse. Se você está sentindo algum desses, procure se consultar com um médico para começar o tratamento a fim de resolver esse problema o mais rápido possível. Não deixe para depois.

Nas Clínicas Parque das Palmeiras você pode marcar consultas com profissionais excelentes por preços super acessíveis. Marque a sua pelo número: 91 3205-0060.