Principais causas de Labirintite

Consulte um Otorrinolaringologista

O que é Labirintite?

É uma inflamação no labirinto, uma estrutura interna do ouvido, ligada à audição e equilíbrio do corpo, causando sintomas como tonturas, vertigens, enjoo e mal estar, principalmente em idosos.

Com as áreas do labirinto inflamadas, os nervos do vestíbulo, cavidade responsável pelo equilíbrio, enviam sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo, causando a tontura e mal-estar.

Sintomas de Labirintite

O principal sintoma da labirintite é a vertigem, uma tontura com sensação que tudo ao seu redor estar girando. Também pode surgir náuseas , vômito, desequilíbrio, zumbido, sudorese e redução na audição.

Principais Causas

A labirintite geralmente é causada por  inflamações do ouvido,  infecções causadas por vírus ou bactérias. Mas existem outros fatores que podem causar para o aparecimento desta condição:

• Infecções virais ou bacterianas, como a otite aguda, gripes, resfriados, sarampo,  meningite; caxumba, etc.
  • Alergias;
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos, como por exemplo antibióticos;
  • Hipertensão, colesterol alto, diabetes e problemas na tireoide;
  • Doenças neurológicas;
  • Tumor cerebral;
  • Disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
  • Problemas emocionais como estresse, depressão.

Diagnóstico e Tratamento

Sintomas como tonturas, vertigens e zumbidos que surgem de repente, devem ser avaliadas e pelo médico:  Clínico Geral ou Otorrinolaringologista

O diagnóstico da labirintite é realizado através de exame clínico, avaliando se há presença de inflamações no ouvido. Alguns testes são realizados para identificar a labirintite. Em alguns casos a audiometria é necessária para avaliar se houve perde de audição. O otorrino poderá solicitar  ressonância magnética, tomografia e exames de sangue, para identificar a causa da labirintite.

Clínicas parque das Palmeiras

Consultas com preços acessíveis: (91) 3205-0060 Whatsapp