Quando devo procurar um Otorrinolaringologista?

Otorrinolaringologista-Clínica Parque das Palmeiras

Você sabe quando deve marcar uma consulta com o otorrinolaringologista?
Esse profissional cuida da área nasal, dos ouvidos, garganta e seios da face.
O médico otorrino pode cuidar desde casos mais comuns como gripes até casos que exigem uma maior complexidade em relação à avaliação do médico como a sinusite, paralisia facial periférica, disfagia, entre outros.

É de suma importância você procurar se consultar com o otorrinolaringologista se estiver sentindo dores de ouvido e incômodos na garganta ou nariz.
Dentre as doenças tratadas por esse profissional estão:

Otite
São infecções e inflamações no ouvido que provocam muito incômodo e dor para quem sente.
A inflamação costuma durar apenas alguns dias e melhora com o uso de medicamentos receitados pelo otorrino.
Porém, se a otite não for tratada da maneira correta, pode haver complicações futuras como a perda parcial auditiva, infecções constantes, fluidos que ficam no ouvido, entre outros.

Sinusite e Rinite
A sinusite acontece na região frontal da cabeça, nas áreas em torno do nariz, olhos, seios da face e maçãs do rosto. Ela é uma inflamação que acontece devido uma infecção respiratória ou uma alergia.
A rinite é uma inflamação da mucosa nasal, as mais comuns são as rinites alérgicas que podem ser causadas por ácaros, produtos químicos, e muitos outros.
Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre rinite e sinusite, a resposta é que o local onde elas acontecem as diferencia. A sinusite ocorre na face e tem sintomas um pouco mais graves, já a rinite ocorre nas fossas nasais.

Apneia
Esse problema é marcado por ruídos e interrupções na respiração durante o sono. Não é apenas o ronco, é um barulho que se mistura a engasgos também, e nem sempre a pessoa percebe isso enquanto dorme. Essas pausas de entrada de ar diminuem o oxigênio no sangue, estimulando a contração dos vasos sanguíneos e outros problemas.

Amigdalite
É uma inflação que tem origem infecciosa, acontece nas amígdalas, que ficam localizadas no fundo da garganta.
Dentre os sintomas podemos destacar a dificuldade de engolir, dor de garganta, dor de cabeça, rouquidão, entre outros.

Surdez
É a perda parcial ou total da audição que podem ocorrer devido traumatismos, predisposição genética, entre outros.
Uma pessoa que começa a perder a audição pode demorar para perceber no início, mas dentre os sintomas de surdez estão a dificuldade de comunicação em locais com muitas pessoas (como festas, shoppings, e outros), a pessoa pode começar a ouvir um zumbido contínuo, dificuldade para ouvir eletrônicos, entre outros.

Faringite

É uma inflamação na garganta que pode ser decorrente de um vírus ou de bactéria. Os sintomas são as intensas dores de garganta, dificuldade de engolir, dor de cabeça, rouquidão, geralmente febre, e em alguns casos pequenos caroços podem surgir no pescoço. O otorrinolaringologista receitará medicamentos para diminuir a inflamação e aliviar os demais sintomas.

Disfagia

A disfagia é caracterizada pela dificuldade de engolir. Há dois tipos, a orofaríngea (mais frequente em idosos) que atinge a cavidade bucal e a faringe, e a esofágica que dificulta a passagem do alimento depois da deglutição. Dentre os sintomas desse problema podemos destacar principalmente a dificuldade ou dor em engolir tanto líquidos quanto alimentos, desconforto na região da garganta que causa dor, tosse, engasgo, entre outros.

Essas foram apenas alguns dos muitos problemas tratados pelo otorrinolaringologista. É de suma importância tomar a iniciativa de se consultar regularmente com esse profissional, assim você poderá evitar complicações mais sérias. Não deixe sua saúde de lado!

No mês de Setembro, as Clínicas Parque das Palmeiras estão em promoção nas consultas com o Otorrinolaringologista. Aproveite os preços especiais e marque sua consulta pelo número (91) 3205-0060 (WhatsApp).