Quando procurar um geriatra? – Saiba mais

Geriatra-Clínica Parque das Palmeiras

Você já se perguntou quando deve procurar um geriatra? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você não precisa ser idoso para procurar um médico especialista em geriatria.
Esse profissional é especializado em cuidar do processo de envelhecimento humano, ele trata problemas e doenças que surgem ao longo do tempo, acompanhando o paciente de uma maneira mais ampla, já que ele analisará diagnósticos e tratamentos, além disso, todo profissional de geriatria deve fazer residência médica em uma clínica geral.
Nós envelhecemos a cada segundo e por isso é bom desde “cedo” procurar um profissional de geriatria.
Segundo as Nações Unidas, uma pessoa pode ser classificada como idosa a partir dos 65 anos de idade, e a maioria das pessoas procuram um geriatra ao atingirem seus 60 anos de idade, mas isso não significa que há uma regra. Por exemplo, várias pessoas começam a se consultar a partir dos seus 40 anos.
O ideal é que você se consulte um pouco mais cedo para ser acompanhado por esse profissional, podendo evitar alguns problemas e doenças que aparecem ao longo de nossa vida. Além disso, o geriatra também pode ajudar quem está envelhecendo a entender sobre as mudanças inevitáveis que seus corpos sofrerão devido o processo de envelhecimento. É a partir dos 30 anos de idade que o corpo começa a sofrer pelas transformações que são decorrentes do envelhecimento, e se consultar com esse especialista pode te ajudar a entender mais sobre isso e o que fazer para se prevenir de doenças.

Algumas das doenças tratadas pelo geriatra são:

– Incontinência urinária;
– Doenças cardiovasculares (pressão alta, etc);
– Doenças mentais (doenças que causam alterações no processo cognitivo como Alzheimer, Demências, etc);
– Depressão;
– Perda da massa muscular;
– Diabetes;
– Instabilidade na postura;
– Problemas com colesterol;
– Osteoporose;
– Parkinson, entre outros.

Quanto mais cedo você procurar um geriatra, melhor. Dessa maneira, ele poderá te dar auxílio durante seu processo de envelhecimento.

Dicas para envelhecer de maneira saudável

Cuidado com a alimentação
A maneira como você se alimenta pode evitar muitos problemas e doenças, se você consome alimentos que fazem bem para a saúde. Por isso o cuidado com a alimentação é fundamental para te prevenir de doenças como diabetes, hipertensão, problemas com o colesterol, entre outros. Além de te prevenir de doenças, uma alimentação balanceada tem o poder de retardar o processo de envelhecimento das células.

Faça check-ups regularmente
Também é muito importante fazer exames de forma regular, assim você poderá tratar uma doença ou problema o mais cedo possível, caso detecte em seus exames.

Faça atividades físicas
Exercitar o corpo é muito importante, você pode optar por pilates, caminhadas, danças, ou outras coisas do tipo. O importante é que você mantenha o corpo “na ativa”.

Trabalhe seu cérebro
Essa dica é de suma importância. Manter seus neurônios funcionando de forma regular pode evitar muitos problemas decorrentes de doenças neurológicas. Procure sempre exercitar sua mente, leia, ache um novo hobby, entre outros.

Essas foram apenas algumas dicas para que você envelheça de maneira saudável, mas o geriatra pode te apresentar muitas outras maneiras para que você se cuide. Se consultar com ele pode evitar muitas doenças e sintomas, já que esse especialista tem um olhar treinado para cada idade de uma pessoa idosa.

Você está precisando ou conhece alguém que precisa de uma consulta com um médico geriatra? No mês de Setembro a Clínica Parque das Palmeiras está com uma promoção para consultas com o Geriatra, consultas com Otorrino e consultas com Psiquiatra.
Aproveite os preços acessíveis e marque sua consulta com o geriatra pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp), teremos o prazer de te atender!
Não deixe a qualidade de vida de lado, envelheça de forma saudável.