Saiba quando procurar um ortopedista!

Ortopedista- Clínica Parque das Palmeiras

Às vezes sentimos dores musculares ou em articulações e deixamos ela de lado, pensando que pode não ser nada sério e que logo irá passar, mas nem sempre é assim, o ideal é procurar um Ortopedista para que ele faça um acompanhamento e verifique se há algo de errado. Mas você sabe quando procurar um ortopedista?

Traumas passados
Você já teve alguma queda no passado que doía muito e que, após um período de tempo, voltou a doer? Fique atento pois isso pode ser um sinal para que você procure se consultar, caso um machucado antigo esteja lhe incomodando novamente sem que você tenha machucado o mesmo local.

Doenças crônicas
Enfermidades crônicas relacionados aos ossos e músculos também são motivos para procurar um profissional.
Verifique se na sua família há um histórico de osteoporose ou osteopenia, se sim, você deve consultar um profissional de maneira regular para checar se há algum comprometimento que possa gerar danos no futuro.

Dores musculares
Se você faz academia e sempre sente uma dor incomoda não lombar, esse é um sinal para se consultar.
Converse com um profissional e escute as dicas dele para contornar essas dores, você também poderá tirar suas dúvidas.

Se você também sente dores nas costas de forma constante, cansaço excessivo, formigamentos, calor nas articulações e rigidez matinal, você deve imediatamente procurar um ortopedista.

Qual o trabalho de um médico ortopedista?

O ortopedista atua no estudo, prevenção e tratamento de doenças que podem afetar os músculos, ossos, articulações, entre outros. Além disso ele faz estudos sobre os casos, solicita exames, faz consultas, elabora tratamentos para cada paciente, prescreve medicamentos, faz o acompanhamento desses pacientes, dá dicas de prevenção, encaminha para outros especialistas e em alguns casos pode realizar cirurgias.

Dentre as principais doenças tratadas pelo ortopedista, destacamos:

Artrose

Doença que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta. Esse desgaste o tecido de proteção na cartilagem ocorre de maneira gradual e pode piorar à medida que o indivíduo envelhece. O sintoma mais comum é a dor nas articulações das mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris.
Bursite
É a inflamação das bolsas de líquido (bursas) que protegem nossas articulações. Essa doença ocorre om mais frequência em articulações que realizam frequentemente movimentos repetitivos. Dentre os sintomas, destacamos a dor, inchaço e a rigidez no local. As áreas mais afetadas são joelhos, ombros, cotovelos e quadris. No tratamento, raramente a cirurgia é necessária. Geralmente os profissionais indicam repouso, prescrevem analgésicos e indicam colocar gelo no local.
Joanete
É uma saliência óssea ou um “osso mais para fora do que o normal” que tem o poder de causar dores mais frequentemente ao caminhar ou quando a pessoa usa um calçado inadequado. Nesse problema, as deformidades aparecem com maior frequência no primeiro dedo ou “dedo grande do pé”.
O joanete é um problema que é mais comum nos pés de pessoas adultas, sendo predominantemente no sexo feminino. O uso de saltos altos e sapatos muito fechados contribui como fator externo no agravamento do problema e nas dores sentidas.
Hérnia de disco
Essa é uma lesão que acontece com mais frequência na região lombar, sendo a doença que mais provoca dores nas costas e sensibilidade nos pés, pernas e coxas. alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.
Ocorre quando o núcleo de um disco vertebral passa a se deslocar por uma abertura no invólucro exterior mais rígido. Alguns tipos de hérnia não causam dores, enquanto outras podem irritar nervos próximos ao local, o que causa fraqueza, dormência e dores.
Dentre outros problemas tratados pelo ortopedista, estão:

– Problemas de crescimento;
– Ruptura de ligamentos;
– Dedo em garra;
– Pé diabético;
– Lombalgia;
– Fraturas do colo femoral.

Não sinta dores. Procure imediatamente um médico para se consultar e evitar preocupações futuras.

As Clínicas Parque das Palmeiras contam com profissionais e um atendimento excelente por um preço muito acessível. Agende sua consulta com o ortopedista pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).