Queda de cabelo e unhas fracas?

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A queda de cabelo e as unhas fracas podem ser um alerta para problemas no organismo, inclusive, hormonais. As unhas, quando ressecadas e quebradiças, podem ser falta de vitaminas e outros nutrientes ou problemas como anemia,  má circulação e distúrbios hormonais como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Quanto a queda ou mudança na estrutura dos cabelos, podem ser consequências do estresse, amamentação, deficiência de nutrientes, alterações hormonais e outros fatores.

Há como reverter estes quadros, mas é necessário encontrar a causa. Na maioria das vezes é apenas falta de alguns nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas, porém, há outros fatores muito importantes a serem investigados, como doenças e até fatores genéticos A consulta ao dermatologista é fundamental para realizar o diagnóstico e tratamento correto.

Principais motivos de unhas frágeis e quedas de cabelos

 

Deficiência de Zinco

Sua carência podem causar complicações à saúde, que vão além da queda do cabelo e unhas fracas, como letargia, sonolência, infertilidade, queda na imunidade, perda olfato, diarreia, náuseas, vômitos frequentes, distúrbios neurológicos, obesidade, retardamento no crescimento e até câncer.

Este mineral ajuda a manter os fios hidratados e saudáveis e são encontrados em alimentos de origem animal e incluem carne de boi, peixe, gema de ovos, frutos do mar e frango. Grãos integrais também são opções, como gemem de trigo, feijões, grão-de-bico, castanhas, amêndoas e semente de linhaça.

 

Deficiência de Ferro

É um mineral fundamental para organismo. Contribui para a produção de glóbulos vermelhos e auxilia no transporte de oxigênio pelo corpo, incluindo os folículos capilares. A falta de oxigenação deixa a pele e cabelos ressecados. Além disso o ferro estimula a produção de colágeno e elastina.

Alimentos ricos em ferro: Fígado, carnes, feijão, lentilha, grãos integrais, couve, agrião, rúcula, espinafre e outros vegetais escuros.

 

Deficiência de Vitamina B7 (Biotina)

É uma coenzima com alta capacidade de sintetização de nutrientes. Estimula a produção de queratina necessária para a saúde do cabelo e pele e promove a hidratação. Fortalece e reconstrói unhas e cabelos.

Alimentos ricos em biotina: Leite, gema de ovo, carnes, cogumelos, cereais integrais, aveia, sementes oleaginosas (amendoim, avelã, noz, amêndoa, castanha-de-caju), espinafre.

 

Anticoncepcionais orais

Anticoncepcionais orais podem ter efeitos colaterais, principalmente os com alto nível de progesterona, o que pode favorecer a queda de cabelos.

 

Deficiência de queratina

A  queratina é uma proteína que compõe a estrutura dos cabelos e unhas, sua falta pode facilitar o desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis, que prejudica a saúde e a aparência das unhas.

Alimentos que ajudam o corpo na produção de queratina: Proteínas como peixes, ovos, queijos, iogurtes, leguminosas, cereais como a quinoa, carnes brancas e vermelhas.

 

Alterações hormonais

Alterações hormonais, gravidez, menopausa e problemas na tireoide,  podem provocar a perda de fios e outros problemas ao organismo.  O diagnóstico é feito através de exames que avaliam os níveis dos hormônios e identificam a doença.

 

Consulte o dermatologista

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