Os transtornos mentais, muitas das vezes, vão aparecendo sem que percebamos, por isso se diz que é um mal silencioso pois pode marcar presença em qualquer parte da vida de uma pessoa. A definição de transtornos mentais é que são como uma alteração, porém, na parte intelectual, emocional e comportamental, o que dificulta que a pessoa que esteja passando por isso interaja com pessoas ao seu redor e em seus meios. Existem diversos tipos de transtornos mentais, mas hoje as Clínicas Parque das Palmeiras selecionou os principais e mais conhecidos para que você se informe e saiba quais os principais sinais de cada um, continue a leitura!
Depressão
A depressão é um quadro clínico que tem como característica principal a tristeza duradoura e a perda de interesse por atividades cotidianas e que a pessoa costumava gostar de fazer antes de ter a doença.
Dentre os fatores de risco que podem desencadear a depressão, podemos citar:
- Ansiedade crônica;
- Dependência de substâncias como álcool e drogas ilícitas;
- Problemas na família, conflitos conjugais, entre outros;
- Estresse crônico;
- Doenças cardiovasculares;
- Desemprego;
- Traumas psicológicos, entre outros.
Sintomas e sinais
- Sensação de tristeza duradoura unido ao sentimento de culpa;
- A pessoa que está sofrendo passa a acreditar que nunca mais sentirá a alegria em sua vida novamente;
- A pessoa depressiva pode sentir que é um peso para a família ou amigos;
- Avaliações negativas de si mesmo e do mundo (autodesvalorização);
- Falta de energia, fadiga e preguiça;
- Lentidão para processar as informações e pensamentos;
- Falta de concentração;
- A pessoa também pode se queixar de falta de memória;
- Insônia ou sonolência;
- Falta de apetite e em outros casos aumento considerável de apetite.
É importante lembrar que apenas um profissional da área de saúde mental pode fazer o diagnóstico clínico da depressão. Então caso você esteja sentindo alguns dos sintomas, marque uma consulta para que ele faça o diagnóstico correto.
Transtorno de Ansiedade
Uma pesquisa feita pela OMS afirmou que o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo. Esse transtorno é caracterizado com o medo, a preocupação em excesso e a agitação. Os tipos de ansiedade mais conhecidos são a síndrome do pânico, ansiedade generalizada e os tipos de fobia. Qualquer tipo de ansiedade é muito prejudicial para quem sofre pois interfere diretamente na maneira que a pessoa age e convive em seu meio com pessoas em sua volta. Dentre os principais sintomas, podemos dividi-los em reações físicas, reações comportamentais, reações cognitivas e as reações sociais, confira:
Reações físicas
- Taquicardia;
- Falta de ar;
- Náuseas;
- Contração gástrica;
- Dores nas costas;
- Tonturas.
Reações cognitivas
- Pensamentos negativos;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Preocupações em excesso.
Reações comportamentais
- Irritabilidade;
- Tremores e tensão no maxilar;
- Hiperatividade motora.
Reações sociais
- Preocupação com o que pensam de você;
- Dificuldade em dizer “não”;
- Dificuldade e socializar;
- Bloqueios.
É recomendável que, caso você sinta esses sintomas, faça psicoterapia com um psicólogo para que ele acompanhe seu caso de perto e te ajude a lidar da melhor forma com os problemas. Também é recomendável a prática de exercícios físicos.
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Esse transtorno é caracterizado por pensamentos obsessivos que levam a comportamentos repetitivos, esses comportamentos afetam atividades diárias da pessoa que sofre com TOC, como por exemplo, a pessoa pode ter obsessão por lavar as mãos ou por arrumar os objetos para que fiquem simétricos, exagero de limpeza, entre outros. O diagnóstico do TOC deve ser feito por um profissional para que assim a pessoa seja orientada pelo psiquiatra, que poderá prescrever alguns medicamentos e recomendando também a terapia cognitivo-comportamental.
Esquizofrenia
A esquizofrenia é caracterizada como um transtorno que afeta a sensibilidade de quem sofre com ela e sua capacidade de interação com pessoas em sua volta.
Sintomas
A pessoa começa abandonando atividades de sua rotina e tende a se isolar, tendo reações desajustadas por não esboçar sentimentos esperados nos momentos tristes ou felizes. Então, a pessoa começa a ter a sensação de que há algo de errado e que alguém está a prejudicando, passando a ficar inquieta devido as fantasias sensoriais.
- Não reage em situações felizes e nem tristes;
- Possui dificuldades de aprendizado desde a infância;
- Apatia unida a falta de vontade de interagir com os outros;
- Alterações nos sentidos e vozes que surgem na cabeça;
- Mania de perseguição, entre outros.
É importante que você procure um especialista para fazer o diagnóstico exato, não exite em procurar ajuda. Nas Clínicas Parque das Palmeiras você encontra profissionais qualificados e preços acessíveis para atender suas necessidades. Marque sua consulta com o psicólogo ou psiquiatra pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).