Sinais que podem indicar problemas no coração – Saiba mais

Sinais-que-podem-indicar-doenças-cardiovasculares-Grupo Parque das Palmeiras

Algumas pessoas podem confundir e até não entender os sinais que o coração dá quando há algum problema. Por isso é muito importante conhecer os sintomas para ficarmos em alerta em relação à nossa saúde, pois os sinais dos problemas no coração vão muito mais além de falta de ar e dor no peito.

Tonturas e desmaios frequentes

A pressão arterial cai, o que diminui o fluxo de sangue para o cérebro e faz com que a pessoa sofra um desmaio. Além disso, uma das responsáveis pelos desmaios são as arritmias cardíacas, que acontecem quando os impulsos do coração não estão funcionando da maneira correta.

Dores no peito (Palpitações/Taquicardia)

Quando a pessoa sente um aperto na altura do tórax junto de uma dor prolongada, isso pode ser sinal que há um acúmulo de gordura obstruindo os vasos do coração, causando mal estar e falta de ar.

Inchaço e coloração azulada nos pés

O inchaço das pernas e pés ocorre devido a insuficiência cardíaca. O sangue que deveria ser bombardeado de maneira correta fica concentrado na região dos pés e não volta para o lugar que deveria, já que os músculos do coração estão enfraquecidos. Os sintomas de inchaço também podem estar acompanhados de falta de ar.

Fadiga

O cansaço em nível alto e a má disposição também podem indicar problemas no coração. Com os problemas na circulação sanguínea no corpo, o coração fica enfraquecido e isso faz com que a pessoa tenha a fadiga unida à falta de ar, que pode ocorrer até mesmo na realização de atividades simples do dia a dia, como caminhadas, etc.

Perda de apetite e má digestão

A perda de apetite e a má digestão podem ser confundidas com gastrite, úlceras ou outras doenças relacionadas ao sistema digestivo. Mas esses sintomas também podem ocorrer  quando o lado direito do coração está comprometido, por isso é importante ficar atento a esses sintomas pois problemas cardíacos podem acumular líquidos em volta de órgãos, e isso interfere diretamente na digestão.

Tosse noturna frequente

Devido o mal funcionamento do coração, as tosses podem surgir durante a noite quando a pessoa se deita, pois ficar em posição horizontal eleva a congestão pulmonar, o que causa a tosse.

Ir ao banheiro com frequência

Conhecido como um dos sinais de doenças do coração, a vontade constante de urinar durante à noite ocorre devido o líquido acumulado que causa o inchaço nos pés e pernas, esse líquido pode retornar ao sangue e ser eliminado pelos rins, o que faz com que a pessoa sinta muita vontade de ir ao banheiro várias vezes.

Hábitos que podem provocar doenças cardiovasculares:

Sedentarismo
O sedentarismo é um dos principais causadores de doenças como obesidade e doenças cardiovasculares, por isso é importante manter o hábito de se exercitar pelo menos algumas vezes na semana, para não perder o costume da prática de exercícios.

Fumo

O cigarro tem o poder de acelerar os batimentos cardíacos e reduzir a quantidade de oxigênio do corpo, o que pode resultar também em doenças respiratórias.

Má qualidade de sono

Uma má rotina de sono pode resultar em diversos problemas como mal funcionamento do organismo, incluindo o sistema circulatório, ansiedade, cansaço, fadiga, mudanças de humor e muitos outros.

Saiba como melhorar a qualidade do seu sono!

Como se prevenir doenças cardiovasculares:

– Praticar atividades físicas por pelo menos 3 vezes na semana
– Evitar o consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas
– Ter uma dieta saudável e equilibrada com frutas e verduras
– Evitar consumir muita gordura

Gostou do artigo?
Nas Clínicas Parque das Palmeiras você pode se consultar com excelentes profissionais por um preço bem acessível. Aproveite a Campanha “Agosto com Mais Saúde” e agende sua consulta pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).