5 doenças mais comuns na coluna

Doenças Coluna - Clínicas Parque das Palmeiras

Nossa coluna vertebral também conhecida pelo nome de espinha dorsal funciona como o eixo central de nosso corpo, liga diversos órgãos e outras partes de nosso corpo ao cérebro, a coluna vertebral possui diversas divisões que sai de extrema importância e funcionalidade que proporcionam mobilidade  e manutenção de nossa postura ereta do tronco que possibilitam os movimentos dos membros inferiores e superiores, a proteção de nossos órgãos vitais com auxílio das costelas e também realiza uma comunicação com parte do sistema nervoso central. Você sabia a importância da coluna? Às vezes você costuma sentir dores estranhas na coluna? Hoje, no blog das Clínicas Parque das Palmeiras vamos mostrar para você as 5 doenças mais comuns na coluna, agora que já sabemos a importância da coluna e um pouco das suas funções vamos conferir  em nosso artigo e ficar mais informado sobre, vamos listar as 5 doenças mais comuns sendo a primeira:

1. Hérnia de disco

Muito conhecida, a doença de hérnia de disco também pode ser conhecida como “bico de papagaio”, em muitos casos a pessoa pode viver anos sem saber de sua existência e não sentir dor alguma, em outros casos acontece o inverso e é necessário a realização de cirurgia, os sintomas mais comuns de se manifestar são: formigamentos e sensação de fraquezas nas pernas e braços, cansaço, dor de cabeça e  dores no músculo do pescoço, essas dores são provocadas pela inflamação das terminações nervosas e podem variar de acordo com a localização da hérnia de disco.

2. Escoliose

A escoliose é uma curvatura normalmente identificada na forma da letra C ou S que incide na coluna vertebral e muitas vezes está associada à rotação das vértebras que gera intensas e preocupantes alterações estruturais. Muitos casos da escoliose podem ser de origem genética, algumas doenças neuromusculares como a paralisia cerebral também podem desencadear a escoliose, a doença afeta muitos jovens e adolescentes e seus sintomas podem ser: intensa dor nas costas, fraqueza muscular, incontinências urinárias. É de suma importância consultar um médico ortopedista, realizar raio x que irá diagnosticar o grau de escoliose e o tratamento ortopédico necessário para cada pessoa, em muitos casos com o tratamento adequado é possível realizar a correção de postura, em outros a realização de cirurgia pode ser necessária e eficaz para o tratamento.

3. Lombalgia

A lombalgia ou também chamada de dor nas costas é uma dor que afeta a parte inferior da coluna e pode afetar indivíduos de todas as faixas etárias e surgir em qualquer fase/ ciclo da vida, a duração da lombalgia pode se dar durante alguns dias ou meses, os sintomas mais comuns são: queimação ou formigamento nas pernas ou glúteos ( especificamente na parte traseira das pernas, que é conhecida como a dor ciática que acontece a compressão do nervo ciático)

4. Osteoporose

A osteoporose é a condição em que os ossos tornam-se frágeis e quebradiços, acontece que os ossos da região da coluna com a diminuição da massa óssea tornam-se fracos, neste contexto é comum surgir desvios, sendo acometido da cifose torácica. A osteoporose é mais comum de acometer idosos e não apresenta sintomas muito aparentes e característicos sendo na maioria das vezes descoberta quando acidentes na fratura óssea acontece, para diagnóstico preciso é necessário a realização de um raio x e consulta com um médico especializado.

5. Artrose na coluna

A artrose na coluna normalmente é mais comum de acometer idosos, mas também pode afetar uma minoria de jovens, normalmente a artrose pode ser causa por fatores genéticos, excesso de exercícios físicos sendo feitos de forma irregular, os sintomas mais comum da artrose são dor nas articulações do pescoço, das mãos, dos joelhos, quadris e região lombar.

Cuidar da coluna é essencial para nossa saúde, caso sinta algum dos sintomas apresentados ou muito desconforto na região das costas procure um médico, realize exames e busque um tratamento adequado! Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível.

Agende sua consulta conosco: (91) 3205-0060 (WhatsApp)