7 mitos e verdades sobre as doenças respiratórias

Doença Respiratória - Clínicas Parque das Palmeiras

As doenças respiratórias causam diversos problemas em nossa saúde e podem afetar indivíduos de todas as faixas etárias, essas doenças afetam as estruturas e órgãos que fazem parte do sistema respiratórios, sendo eles: Faringe, Brônquios, Vias nasais, Pulmões, Alvéolos, Laringe, Diafragma.  As doenças respiratórias normalmente provocam irritações e inflamações no sistema respiratório geralmente acontece as instruções das vias, as doenças respiratórias podem ser de fácil tratamento (agudas) ou crônicas ( exigem tratamento mais prolongado por mais ou menos três meses ou podendo se alongar também por toda vida com uso de remédios) elas podem ser geradas por patologias, fatores genéticos, qualidade de vida insuficiente e  problemas ambientais que afetam o ar, as doenças respiratórias mais comuns são: asma, rinite crônica, sinusite crônica, tuberculose, pneumonia, gripe, faringite e bronquite. Levando em consideração que muitas dessas doenças podem desenvolver crises e serem agudas, é de suma importância realizar exames de rotinas e procurar um médico especializado caso apresente sintomas respiratórios que precisam de uma atenção, vamos dar os exemplos de sintomas que você precisa ficar atento: falta de ar, produção de muco em excesso e obstrução das vias nasais, além de dores no peito e cabeça.

Dessa forma, vimos o quão importante é ficar atento aos sintomas e sinais que nosso corpo emite sobre nossa saúde. Hoje, as Clinicas Parque das Palmeiras conta para você 7 mitos e verdade sobre as doenças respiratórias, vamos descobrir o primeiro?

1. O ar-condicionado pode causar doenças respiratórias?

Verdade, o aparelho favorece alguns motivos para que isso aconteça, se não realizado manutenção no período ordenado, o ar condicionado pode acumular fungos e bactérias que promovem alergias e inflamações nas vias respiratórias além disso o seu ar frio também pode provocar o ressecamento das mucosas e o ar mais seco auxilia na proliferação de bactérias

2. Tomar sorvete no inverno vai aumentar os riscos de eu pegar gripe?

Mentira, muito se fala de ingerir alimentos frios no inverno e se são prejudiciais à saúde, fato este que o sorvete ou os outros alimentos não vão influenciar e nem aumentar o risco de ter doenças respiratórias.

3. Bebidas quentes auxiliam no combate de doenças respiratórias?

Mentira, muitas pessoas buscam consumir bebidas quentes como chá e café quando sentem que suas vias estão obstruídas, até o momento não existem comprovações científicas sobre esse fato, apesar de o vapor dessas bebidas quentes ocasionarem uma sensação de desobstrução e conforto nas vias.

4. A poluição do ambiente aumenta as chances de desenvolver uma doença respiratória?

Verdade, um dos principais fatores para agravamento de casos de doenças respiratórias è a má qualidade do ar, a poluição pode provocar inflamações nas vias aéreas além de produção em excesso de muco

5. Os fumantes ficam mais vulneráveis a contrair as doenças respiratórias?

Verdade, a prática do fumo altera os brônquios e aumenta as secreções brônquica crônicas fazendo com que haja mais bactérias nesse meio e tornando infecções mais frequentes

6. Praticar atividades físicas ajuda a evitar as doenças respiratórias?

Mentira, a prática de exércitos não ajuda a evitar, todavia é importante falar que os exercícios físicos proporcionam muitos benefícios ao nosso organismo como a resistência que ajuda na recuperação e sensação de bem estar

7. Alergia e doença respiratória são as mesmas coisas?

Mentira, as alergias costumam ter reações do corpo ao estímulo e podem ou não manifestar os sintomas respiratórios, as doenças respiratórias como falamos acima desencadeiam de inflamações e infecções podendo ser por parte de fungos e bactérias.

Gostou de saber mais sobre os mitos e verdades acerca das doenças respiratórias? É de suma importância cuidar da sua saúde e ter conhecimento acerca das doenças existentes e que podem afetar nosso organismo!

Precisando de um médico? Nas clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço acessível. Agende Agora: (91) 3205- 3500 (WhatsApp)

Nos acompanhe nas redes sociais: @clinicasparquedaspalmeiras