Psicologia/Relacionamentos
O ciúmes é um sentimento de insegurança e medo de perder alguém, difícil de controlar, presente em quase todos os relacionamentos. Pode ser ciúme do companheiro amoroso, de um amigo, irmão ou outro parente. Em geral, provoca sofrimento e apesar de ser comum entre pessoas que se amam, existe um limite.
Até que ponto é normal? Como está interferindo na sua vida e nas suas relações?
É importante que se faça uma autoavaliação para identificar a intensidade destes ciúmes e como está intereferindo na seu estado emocional e no seu relacionamento. Atente-se às seguintes diferenças:
Ciúme normal:
É um ciúme aceitável, surge com o sentimento de proteção ao que se gosta. Mas não é possessivo e nem causa maiores problemas ou desentendimentos. Geralmente, este ciúme é proporcional ao motivo e a pessoa consegue guardar para si ou expor ao companheiro com coerência.
Ciúme exagerado:
Geralmente, o ciúme exagerado é causado pela insegurança, baixa autoestima, depressão ou ansiedade. A pessoa com ciúme exagerado pode haver ou não motivos reais para sentir. Algumas vezes, pode supor ou fantasiar uma situação, causando sofrimento e um verdadeiro estrago no relacionamento.
Alguns sinais que seu ciúme está exagerado:
1- Quer saber em detalhes sobre todos os relacionamentos anteriores;
2- Controle excessivo sobre a localização, o que faz e com quem está o companheiro;
3- Pensamentos de traição e abandono;
4- Medo excessivo de perder a pessoa, causando até mal-estar físico;
6- Violação da privacidade, como por exemplo, confere o smartphone, redes sociais, carteira e roupas íntimas;
Ciúme patológico:
O ciúme patológico é diferente do normal tanto na intensidade, como na forma de sentir. Causa bastante sofrimento em quem sente e no companheiro. É um ciúme causado por situações fantasiosas, irreais e às vezes até delirantes. Além dos sinais de ciúmes exagerado, ainda podemos citar algumas características:
1- Busca constante por pistas ou evidências que indiquem uma traição, controlando e inspecionando contínuamente as coisas do companheiro;
Cria situações e fantasia a traição.
2- Evita encontros sociais e contatos das pessoas com o companheiro, acreditando estar facilitando a traição;
3- Se descontrola facilmente e pode ter atitudes violentas;
4- O companheiro é visto como uma posse e tenta controlar de todas as formas, quer saber o que o outro está fazendo, pensando e aonde vai;
5- Acha que o outro está sempre mentindo e querendo enganar;
6- Quer atenção exclusiva;
7- Dificilmente se aceita como pessoa ciumenta
8- Manipula e geralmente é uma pessoa dissimulada, mente muito, pode ser muito voiolento e ter sérias patologias.
9- Não acredita nas evidências apresentadas pelo outro;
O ciúme prejudicial causa danos e sofrimentos. Para o tratamento é necessário incialmente a pessoa reconhecer está sendo ciumenta de forma intensa, procurar uma avaliação e tratamento psicológico, e em alguns casos pode ser encaminhada ao psiquiatra.
O ciúme já destruiu milhares de famílias e relacionamentos que poderiam ter sido melhor aproveitados e vividos. Não deixe este sentimento atrapalhar a sua qualidade de vida e das pessoas o qual se relaciona.
Em Belém, você pode adquirir uma avaliação e acompanhamento psicológico nas Clínicas Parque das Palmeiras.
Excelentes profissionais e preços super acessíveis.
Marque sua consulta (91)3205-0060. (Whatsapp)