Benefícios da atividade física para os idosos – Confira!

Benefícios-exercício-físico-Clínicas Parque das Palmeiras

Quando chegamos na terceira idade, na maioria das vezes, a locomoção é uma das coisas que mais estão comprometidas. Isso acontece porque o nosso corpo começa o processo de perda de massa muscular aos 30 anos de idade e, dessa forma, gradativamente os resultados tornam-se mais fáceis de serem observados ao envelhecermos mais.
As marcas de envelhecimento podem acelerar ou desacelerar, tudo isso depende dos hábitos diários e da qualidade de vida do indivíduo em questão.
Alguma vez você já ouviu falar sobre a Sarcopenia?
A Sarcopenia é uma síndrome que ocorre com mais frequência em pessoas idosas e que tem como característica a perda progressiva de massa muscular, somada a perda da força e a redução do desempenho físico do mesmo.

A sarcopenia pode estar associada a vários problemas graves como a perda de equilíbrio do idoso, a dificuldade para andar e fazer caminhadas até mesmo curtas, o inicio da dependência para conseguir fazer atividades simples do dia a dia, o aumento de risco de doenças crônicas, provoca um mau humor nos idosos, entre outros sintomas. Por isso consultar um geriatra é tão importante, para assim ele fazer um acompanhamento e o diagnóstico, começando um tratamento de qualidade o quanto antes.
A atividade física de maneira regular é fundamental na prevenção e tratamento dessa doença, e é aí que começamos a ver o quanto os exercícios físicos são importantes para manter a saúde e prevenir doenças com o passar do tempo.

Benefícios que a prática de exercício traz aos idosos
Além de fortalecer a musculatura e realizar a manutenção da densidade óssea, a prática de exercícios previne o idoso dos problemas cardiovasculares e auxilia no controle da diabetes, o que consequentemente minimiza os efeitos do envelhecimento e melhora a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Entre outros benefícios, podemos citar:

• Ajuda no combate a hipertensão, varizes, osteoporose, ansiedade, câncer;
  •  Reduz as dores, o que consequentemente reduz o uso de medicamentos já que os exercícios físicos melhoram a sensação de bem estar;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Provoca o aumento da apetite;
  • E, em alguns casos, a prática de atividade física pode até mesmo aumentar a autoestima e confiança do idoso.

Quais atividades físicas introduzir aos idosos?

No início, o recomendado é que sejam introduzidas atividades que causem um impacto baixo, podendo ser caminhadas, hidroginástica (com cuidado para evitar o risco de lesões e a sobrecarga nas articulações), e a dança de salão, que também é indicada. Mas o ideal é que a pessoa idosa procure se consultar com um fisioterapeuta, para que ele possa fazer um programa personalizado de exercícios de acordo com a capacidade do idoso.

Thiego da Silva, profissional de educação física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família afirma que o melhor é dar preferência às atividades físicas que são feitas em grupo, para que tanto a parte física quanto a parte psicológica e social sejam trabalhadas no idoso.

Benefícios de cada atividade para os idosos

1. Caminhada

• Fortalecimento de ossos e articulações, o que aumenta a disposição;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Contribui para o equilíbrio;
  • Previne o sedentarismo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Provoca a melhora da capacidade cardíaca, entre outros.

2. Hidroginástica

• Aumenta a flexibilidade ao trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo;
  • Combate o estresse e mau humor;
  • Mantém a saúde do coração;
  • Melhora a qualidade do sono, entre outros.

3. Dança

• Exercita a estabilidade motora, o que pode ajudar o idoso a se prevenir de quedas, além disso também melhora a coordenação motora;
  • Ajuda na socialização, já que uma vez que o idoso entre na turma de dança, ele sentirá que faz parte de um grupo;
  • Ajuda no estímulo e na oxigenação do cérebro;
  • Exercita a memória da pessoa, entre outros.

Precisando de um geriatra ou fisioterapeuta? Nas Clínicas Parque das Palmeiras você encontra profissionais excelentes e consultas com preços acessíveis. Agende a sua pelo número (91) 3205-0060 (WhatsApp). Teremos o prazer em atender!