Câncer de Mama – A importância do diagnóstico precoce

Outubro-Rosa-Clínica Parque das Palmeiras

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres no mundo todo. Mas você sabia que é possível combatê-lo?

O mês de Outubro é marcado em nosso calendário com a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo principal conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, o câncer do colo do útero também foi adicionado nessa campanha de alerta.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desenfreada de células anormais da mama, formando um tumor que tem força para invadir os outros órgãos.
Alguns tipos de câncer de mama podem se desenvolver de maneira mais rápida, enquanto em outros tipos pode progredir de maneira mais lenta. E na maioria das vezes, quando tratado adequadamente, a doença tem um bom prognóstico, por isso é tão importante que as mulheres tenham o costume de fazer avaliações médicas regularmente.

Apesar da idade ser um dos principais fatores de risco para a doença, também há outros fatores como a obesidade, inatividade física, o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais, não ter tido filhos, histórico familiar de câncer no ovário, entre outros que serão citados mais à frente.

Na maioria das vezes, o câncer de mama pode ser notado em suas fases iniciais, pois pode aparecer um caroço que geralmente é indolor, além da vermelhidão da pele da mama, alterações no bico do peito, pequenos nódulos no pescoço e axilas e ainda a saída de um líquido anormal pelos mamilos.
Saber de que maneira detectar os sinais é muito importante para começar o tratamento precoce do câncer de mama com um profissional.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, os principais sintomas suspeitos de câncer de mama, que precisam urgente de confirmação diagnóstica são:

• Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
  • Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
  • Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
  • Presença de linfadenopatia axilar.
  • Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
  • Retração na pele da mama.
  • Mudança no formato do mamilo.

Mesmo que não tenha nenhum sintoma, o ideal é que toda mulher procure uma clínica para realizar exames das mamas anualmente, além disso, as mulheres que tem entre 50 e 69 anos de idade devem fazer mamografia a cada 2 anos.

Voltando aos fatores de risco, podemos destacar:

• A mulher que menstruou cedo demais (menor que 12 anos de idade, menarca precoce);
  • Menopausa tardia (depois dos 55 anos);
  • Primeira gravidez depois dos 30 anos;
  • Nuliparidade (uma mulher que nunca teve filhos);
  • Uso de estrogênio e progesterona na terapia de reposição hormonal pós-menopausa;
  • Ingestão de bebida alcoólica;
  •  Não costuma praticar atividades físicas;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Consumo de tabaco;
  • Exposição a substâncias como agrotóxicos, benzeno, campos magnéticos, entre outros.

É ideal que as mulheres apalpem seus seios para verificarem se está tudo certo, fazendo um autoexame, mas isso não substitui a necessidade de se consultar com um profissional. Mesmo que você não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano. Além disso, ter uma alimentação saudável enriquecida em frutas, legumes e verduras, praticar atividades físicas (qualquer coisa que movimente seu corpo), não fumar, beber a quantidade necessária de água, entre outros, são maneiras de ajudar na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer.

As Clínicas Parque das Palmeiras prepararam combos com preços especiais para todas as mulheres no mês do Outubro rosa. Realize seu check-up e tenha um Outubro com mais saúde. Agende sua consulta pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).