Como melhorar a saúde do coração? – Clínicas Parque das Palmeiras

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Segundo o Ministério da Saúde, 31,5% das mortes no Brasil são provocadas por problemas no coração, essas doenças são as que causam complicações como o infarto e o AVC. Por essa razão, as Clínicas Parque das Palmeiras prepararam esse artigo com várias dicas de hábitos que você pode mudar para que a sua saúde do coração seja preservada e você tenha uma vida ainda mais saudável. Continue a leitura e saiba mais.

Tente se exercitar de maneira regular
Se pararmos para analisar, a atividade física sempre está entre as dicas de como melhorar algum aspecto da nossa saúde. É muito importante reconhecer que, ao praticar algum tipo de atividade física, você pode melhorar sua qualidade de vida. Ao se exercitar, você poderá aumentar a frequência cardíaca durante o exercício, além do empenho de praticar a atividade. O recomendado é que a prática ocorra pelo menos duas vezes na semana, mas se você tiver tempo e puder, tente se exercitar se 3 a 4 vezes semanais.

Não fique tanto tempo sentado!
A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que cada pessoa dê 8 mil passos por dia para de manter saudável. Então se você trabalha em um local que na maior parte do tempo você fique sentado, tente tirar pausas para andar pelo menos um pouco. Você pode baixar aplicativos que te avisem a hora de levantar e aplicativos que contam os passos que você dá.

A importância de se expor ao sol
Você sabia que os raios solares são responsáveis pela maior parte da absorção da vitamina D pelo nosso organismo? Muitos casos de hipertensão ocorrem devido a carência da vitamina D.
Portanto, busque um horário em que os raios estejam com menos radiação, como o sol antes das 10 da manhã e depois das 16h da tarde.

Tenha cuidado com o açúcar!
A falta de moderação no consumo de açúcar pode aumentar a probabilidade de você adquirir doenças como obesidade, diabetes, entre outros.
É importante também que você coma alimentos que ajudam a proteger o coração ao diminuir o risco de doenças cardíacas. Alguns exemplos de alimentos que ajudam a proteger o coração são:

• Alho;
• Cebola(
• Frutas que tem uma grande quantidade de vitamina C como a laranja, limão e acerola (além de serem ricas em vitamina, também são ricas em antioxidantes);
• Feutas secas (amêndoas, nozes, castanhas, entre outras). Se consumidas por 5 vezes a cada semana, elas podem ajudar a controlar o colesterol;
• Chocolate amargo (Um pedacinho por dia pode impedir a formação de placas de ateroma);
• Feijão;
• Banana, entre outros.

Quando quiser adoçar bebidas como sucos, cafés ou alguma receita, escolha usar adoçantes dietéticos ao invés do açúcar, será melhor ainda se você optar por um adoçante natural. Caso não queira usar adoçantes, substitua o açúcar branco pelo mascavo ou o demerara, que são mais saudáveis, mas sempre modere na quantidade.
Alguns exemplos de adoçantes naturais são:

  • Xilitol
  • Estévia
  • Agave
  • Açúcar de coco
  • Farinha de coco
  • Xarope de bordo
  • Maltitol
  • Taumatina
  • Eritritol

Também tome cuidado com o estresse em sua vida

A ansiedade, quando é provocada pelo estresse, libera cortisol no nosso organismo. O cortisol é um hormônio responsável pelo aumento da concentração da glicose no sangue. Por isso é importante que você aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável, mesmo sendo difícil pois cada vez mais o dia a dia do ser humano é corrido e agitado com tantos trabalhos e obrigações, o que pode fazer com que o estresse se acumule. Porém, mesmo que evitar se estressar seja difícil, alguns hábitos podem lhe ajudar a dominar esse problema, como:

  • A primeira dica do nosso artigo: a prática de atividade físicas;
  • Coma em intervalos regulares, já que o jejum e a fome provocam estresse;
  • Se hidrate com pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Se tiver tempo, pratique a meditação.

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