Conheça a importância de realizar o exame preventivo ginecológico

Importância do exame preventivo - Clínicas Parque das Palmeiras

O exame preventivo ginecológico é de suma importância para a manutenção e qualidade da saúde feminina, tornando-se indispensáveis e fundamentais. Por isso, hoje as clínicas Parque das Palmeiras tem como objetivo abordar e informar sobre a importância de conhecer e realizar este exame para a saúde das mulheres. Então, vamos começar falando do princípio: 

  •  O que é o Exame Preventivo? 

 Conhecido pelo termo científico de Papanicolau, o exame é indicado para mulheres que estejam na fase reprodutiva e que tenham começado a vida sexual. Importante: para mulheres de 25 a 64 anos é imprescindível a realização do exame que se dá pelo método de retirada de uma amostra de secreção do colo do útero feminino onde é levada para um laboratório que vai realizar uma avaliação e análise desta secreção coletada. O exame é realizado em clínicas médicas por médicos ginecologistas e não necessita de anestesia. Agora vamos falar sobre as dúvidas mais frequentes em relação ao Papanicolau, Confira: 

  • Existe algum  pré-requisito existente para a realização  do exame?

O exame do papanicolau é tão pratique que não existem pré requisitos severos para ser realizado você só precisa seguir algumas orientações básicas  de como se preparar dois dias antes para realizar o exame: 

  1. não fazer duchas higiênicas. 
  2. não ter relações sexuais por 3 dias antes da realização do exame 
  3. não fazer uso de remédios ginecológicos como pomada vaginais e não usar lubrificante 
  4. Não estar no período menstrual 

 

  • Como o exame ginecológico preventivo é realizado?

Um aparelho (espéculo) é introduzido para que o canal vaginal se mantenha aberto e possa ser realizado a observação do colo de útero. Dessa forma, o material é coletado do colo do útero com uma espátula médica específica levado para realização de análises em laboratório clínicos. Normalmente, o resultado do exame papanicolau fica pronto e é entregue em questão de quatorze dias.

 

  • Existe contra indicação para o exame papanicolau? 

É importante saber que o exame só pode ser realizado em mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, como falamos acima não existe contra indicações ou pré-requisitos extremos, nos casos de gravidez o exame não oferece riscos ao bebê e pode ser realizado até o quarto mês da gestação. 

 

  • O que o papanicolau pode detectar?

As mulheres estão suscetíveis a muitos riscos à sua saúde, até mesmo as que mantêm uma boa rotina saudável. Realizar o exame preventivo auxilia no diagnóstico e tratamento de possíveis futuras doenças como: 

– Câncer de colo do útero ( tumor que se desenvolve com alterações no colo do útero ligados ao vírus HPV), 

– Infecções vaginais

– Algumas IST’s ( infecções sexualmente transmissíveis)

– Inflamações vaginais 

– Presença de nódulos e cistos

  • Qual a importância de realizar o exame ginecológico preventivo?

Como vimos acima, o exame preventivo ginecológico pode detectar muitas doenças sérias e prejudiciais à saúde feminina, sendo também essencial no diagnóstico do câncer de colo de útero precoce, oferecendo assim diagnóstico e chances de um tratamento mais direcionado e preciso para obter resultados positivos. Viu o quanto é importante cuidar da saúde e realizar check ups e exames preventivos, se cuide e preserve a sua flora feminina. Não esqueça! É imprescindível que mulheres realizem esse exame ao menos uma vez por ano. Conte conosco para realizar o seu exame, oferecemos profissionais qualificados por um preço bem acessível, entre em contato conosco e agende agora seu exame preventivo ginecológico (91) 3205-0060 ( WhatsApp). Nos acompanhe também no Instagram e confira nossos combos promocionais: @clínicasparquedaspalmeiras

Gostou desse conteúdo? Confira nos links abaixo mais conteúdos que preparamos para você relacionados à saúde e bem estar: 

  1. http://clinicasparquedaspalmeiras.com.br/como-manter-a-saude-em-dia-confira-5-habitos-para-ter-uma-rotina-saudavel/
  2. http://clinicasparquedaspalmeiras.com.br/dicas-de-cuidados-para-ter-uma-pele-mais-bonita/
  3. http://clinicasparquedaspalmeiras.com.br/ovario-policistico/

 

  • Clínicas Parque das Palmeiras 

           Cuidando da sua saúde!