Dengue : saiba mais sobre essa doença

Dengue - Clínicas Parque das Palmeiras Amazon

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido a partir da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, esse mosquito é diurno e multiplica-se a partir de depósitos de água parada que podem ficar acumuladas em casa, terrenos baldios e recipientes de pequeno porte ( é importante falarmos que o acúmulo de água é fator determinante para a proliferação do vírus e dessa doença). Por isso, hoje no Blog das Clínicas Parque das Palmeiras Amazon vamos conversar sobre a dengue, seus principais sintomas, modos de transmissão, tratamento e prevenção para você se cuidar e prevenir danos futuros. Confira mais ao decorrer da leitura:

De início, o vírus que provoca a dengue é pertencente ao grupo dos arbovírus ( transmitidos atraves de picadas por artrópodes hematofagos, os insetos e etc) ,  é conhecido que existem quatro tipos diferentes existentes desse vírus: os sorotipos 1 , 2, 3, 4 podendo eles ocasionar em diferentes formatos dessa doença infecciosa. como falamos acima, o mosquito Aedes aegypti possui hábitos diurnos, costumando picar ao ínicio do dia e ao final da tarde, o inseto apresenta se extremamente adaptado a ambientes urbanos sendo assim muito fácil e claro se deparar e encontrar o mosquito dentro de residências, locais com baixa luminosidade e entre móveis e pertences como sofás, armários e cantoneiras.

Os principais modos de infecção do vírus se dá somente pela fêmea do inseto que pica humanos sendo assim a agente pela transmissão do vírus a partir do acúmulo de água parada.  A dengue pode se apresentar de formas diferentes, em geral apresentam se de forma assintomática e costumam evoluir em três formatos clínicos:

1- Dengue em formato simular a doença de gripe e aos seus sintomas 

2- Dengue agravante, que apresenta sinais de alarme para ficarmos mais atentos, pode ser caracterizada por algumas alterações na coagulação sanguínea 

2- Dengue mais agravante, apresenta-se de forma de forma raríssima apresentando quadros que podem até levar a morte, se não acontecer um atendimento especializado e forma rápida

Agora que você já conhece mais acerca do vírus e suas especificações, vamos saber os principais sintomas dessa doença? Os principais e primeiros sintomas a serem expostas com a transmissão da doença são: 

  • Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito
  • Diagnóstico da dengue:

É possível obter um diagnóstico preciso da doença da dengue, em geral, o diagnóstico da dengue é realizado a partir de análises pessoais e clínicas do paciente. Todavia, para que se tenha um diagnóstico preciso da doença é necessário que seja realizado alguns exames laboratoriais, sendo assim possível confirmar a existência do vírus do organismo. 

  • Tratamentos para a dengue: 

Não é existente um tratamento específico para a dengue, o mais recomendado é garantir a hidratação do corpo e muito repouso. Como citamos acima, nos casos mais graves é recomendável que medidas especiais sejam tomadas como a hidratação por via venosa e medicamentos recomendados por médicos especialistas para aliviar os sintomas da doença, como a febre e a dor. 

Prevenir a dengue é necessário, não ajudar a proliferação é uma tarefa básica e fácil de se cumprir, elimine os lugares de proliferação dos vírus e evite o acúmulo de água parada! Observe os lugares e previna-se. 

Gostou de saber mais sobre esse conteúdo? nos siga nas redes sociais e nos acompanhe: @clinicasparquedaspalmeiras Precisando de um médico? Nas Clínicas Parque das Palmeiras Amazon você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível! Agende agora: 

(91) 3277-7000 ( WhatsApp 24 horas)

(91) 3205-0060 ( ligações em horário comercial)

(91) 8139-2500 ( Nosso canal no Telegram) 

Adquira também seu plano familiar e tenha assistência familiar em todos os momentos com o Grupo Parque das Palmeiras Amazon: (91) 3277-7000 (WhatsApp)

Nos siga nas redes sociais: @parquedaspalmeirasgrupo