Diabetes – Como combater?

Como combater diabetes - Clínicas Parque das Palmeiras

A diabetes é uma das doenças que mais tem feito parte da vida dos brasileiros. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, ou seja, o dado indica que aproximadamente 6,2% da população brasileira tem essa doença.
Mas você sabia que há dicas simples de como controlar esse mal? Porém, controlar as diabetes significa ter uma mudança no estilo de vida. É por isso que as Clínicas Parque das Palmeiras separaram algumas dicas do que fazer para combatê-la, continue a leitura!

Faça uma análise do açúcar no seu sangue
Com um glicosímetro, verificando antes e depois das refeições, você pode ir registrando em um papel os valores que o aparelho indicou da glicemia. Assim, você pode ter uma ideia de quais alimentos você pode consumir que não trazem riscos maiores e quais alimentos seria melhor evitar.

Invista em um sono de qualidade
Você sabia que dormir bem pode ser um grande aliado para quem sofre com essa doença? Isso ocorre porque quando uma pessoa dorme menos do que 6 horas por dia, o controle de açúcar pode piorar, já que o organismo produz mais cortisol, que é um hormônio que em grandes quantidades aumenta e acumula a gordura na região do abdômen.
E além disso, a falta de sono pode provocar mais compulsão por alimentos.

Cuidado com as frutas que você consome isoladamente
Sim, comer frutas é importante para a saúde. Mas quando você consome frutas que possuem altos índices de carboidratos (mamão, frutas secas, entre outros), isso pode aumentar a possibilidade dos picos glicêmicos acontecerem. É por isso que, para pessoas diabéticas, o indicado é consumir frutas que sejam mais ricas em fibras.

Cuidado com a quantidade de doces
Apesar de ser óbvio, é importante sempre ressaltar. Os doces desregulam a diabetes e aumentam, ainda mais, os riscos de complicações dessa doença. Então sempre controle a quantidade de doces que você for comer, nunca exagere. E quando comer, coma após uma refeição salgada, de preferência.

Cuidado com bebidas alcoólicas
O álcool é um grande inimigo da diabetes. Quem tem essa doença precisa tomar muito cuidado com o excesso de bebidas que contém álcool, já que essas bebidas conduzem a glicemia para cima e para baixo. Ou seja, evite ao máximo beber, e vale ressaltar que somente um médico pode dizer a quantidade correta que a pessoa pode ou não pode consumir.

Horário de refeições
Você sabia que se um diabético passa mais de 3 horas sem comer, há possibilidades de sua diabetes se desregular e acontecer uma hipoglicemia?
A hipoglicemia é quando a quantidade de açúcar no sangue está muito baixa, o que deixa o indivíduo sem energia no corpo. Isso pode resultar em vertigens, tremores, desmaios e, em casos mais sérios, pode levar ao coma. É importante que a pessoa se consulte com um nutricionista para que ele monte uma dieta balanceada para que a quantidade de açúcar no sangue não diminua, e sim fique no nível certo.

Não consuma cigarro
Uma das principais componentes do cigarro, chamada de nicotina, tem o poder de interferir em níveis de glicose no sangue, o que dificulta ainda mais o controle da diabetes. Por isso é importante reduzir, ou melhor, eliminar o consumo do cigarro. Quando a nicotina não está mais presente no organismo, os riscos de doenças cardíacas, complicações de diabetes e lesões cerebrais, diminuem.

Essas foram algumas dicas simples de como combater diabetes. Mas não se esqueça, é ainda mais importante ter consultas de rotina com um médico para que possíveis problemas possam ser diagnosticados com antecedência. Não deixe de cuidar de sua saúde! Precisando de um nutricionista? Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por preços bem acessíveis. Agende sua consulta pelo número: 91 3205-0060 (WhatsApp).