Doenças Oculares – Conheça as principais

Doenças-oculares-Clinica Parque das Palmeiras

As doenças oculares são problemas provocados por vários motivos, podem ser doenças genéticas, podem ser provocadas por maus hábitos de vida ou pelo envelhecimento. Algumas tem um tratamento mais simples e outras são mais complexas que, se não tratadas, podem causar até mesmo cegueira.

Algumas das doenças mais conhecidas, tratadas pelo oftalmologista são:

• Glaucoma
  • Catarata
  • Conjuntivite
  • Vista cansada
  • Retinopatia diabética
  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Presbiopia
  • Degeneração macular

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que causa danos ao nervo ocular, fazendo com que o campo visual da pessoa seja reduzido aos poucos, podendo levar à cegueira.

O glaucoma se torna mais comum acima dos 40 anos de idade, por isso é de suma importância que a pessoa se consulte anualmente com um oftalmologista para que ele faça um diagnóstico.

Nos estágios avançados, alguns dos sintomas do glaucoma incluem dor forte em um dos olhos, visão embaçada, olhos vermelhos, lacrimação e sensibilidade à luz, dores na testa, entre outros.

Catarata

A medida que a idade chega, as fibras do cristalino aumentam na espessura, o que provoca a vista cansada. A catarata pode ser considerada a próxima fase da vista cansada.

Essa doença é caracterizada pela perda da lente natural do olho que tem a função de possibilitar o foco da visão em distâncias diferentes, evoluindo lentamente.

Alguns dos sintomas incluem visão dupla, sensibilidade à luz, dificuldade para ler e para realizar outras atividades do dia a dia, visão nebulosa, entre outros.

Conjuntivite

É a inflamação da parte branca do olho chamada Conjuntiva, que é a membrana transparente que reveste a parte frontal do globo ocular e o interior das pálpebras. O objetivo dessa parte branca é proteger o olho de agressões do ambiente, o que provoca uma reação defensiva inflamatória.

Alguns dos sintomas são caracterizados pela vermelhidão nos olhos, lacrimação e sensibilidade à luz.

O tempo da conjuntivite varia de acordo com seu tipo, mas geralmente dura de uma a 2 semanas.

Retinopatia Diabética

Sendo uma das principais causas de cegueira em pessoas adultas, é uma das complicações da diabete. É uma doença que tem relação com o tempo de duração da diabetes, ela afeta vasos da retina que são responsáveis pela formação de imagens que são enviadas ao nosso cérebro, devido às mudanças do organismo que são desencadeadas pela hiperglicemia quando a diabete não está controlada.

Miopia

É um distúrbio de visão caracterizado pela dificuldade de focar a visão em objetos distantes. A miopia acontece por causa da luz, que quando chega na retina não é focalizada de maneira correta, o que provoca a visão embaçada. Então a pessoa enxerga objetos próximos de maneira adequada mas não consegue enxergar objetos distantes, já que a projeção da imagem acontece antes da retina.

Hipermetropia

Na hipermetropia ocorre o inverso da miopia, a pessoa não consegue enxergar de maneira adequada coisas próximas à ela, já que a imagem se projeta depois da retina.

Astigmatismo

É um defeito na curvatura da córnea do olho, que resulta em visão dupla e borrada. Segundo o diretor do Departamento de Oftalmologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, quando a córnea não tem uma curvatura adequada, o feixe luminoso se espalha, o que forma um borrão no fundo do olho, ao invés de incidir em apenas um ponto.

Degeneração macular

A idade avançada é um dos principais fatores dessa doença, além disso, é uma das principais doenças que causa a cegueira em pessoas que tem mais de 60 anos de idade, em algumas pessoas progride de maneira lenta, já em outras, pode progredir rapidamente.

A degeneração macular é um problema que acontece na região central da retina, provocando uma perda progressiva na visão central. A doença provoca dificuldades de enxergar à noite e visão turva. Apesar de não ter cura, contam com tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre com isso.

Está precisando de um oftalmologista? Marque sua consulta nas Clínicas Parque das Palmeiras, com preços bem acessíveis pelo número (91) 3205-0060 (WhatsApp)