Endometriose, principais sintomas e tratamentos 

Endometriose - Clínicas Parque das Palmeiras

No mês de março é realizada a campanha mundial de conscientização da Endometriose, a campanha é de suma importância pois visa informar e realizar ações na sociedade, principalmente às mulheres que fomentem o conhecimento sobre a doença, seus principais sintomas, as causas, os riscos e as maneiras de tratamento. Hoje, no blog das Clínicas Parque das Palmeiras vamos entender o que é a endometriose, as principais causas, os principais sintomas e as formas de tratamento. Continue a leitura conosco: 

A endometriose é uma doença comum mas ainda considerada pouco conhecida na sociedade, o diagnóstico da endometriose costuma ser demorado. De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Endometriose, de 10% a 15% das mulheres que estão na fase reprodutiva (de 13 a 45 anos)  estão predispostas a desenvolver endometriose e ficarem estéreis. Por isso, torna-se tão importante conhecer as informações sobre a doença e ficar atento aos sinais que o corpo emite. Afinal, o que é a Endometriose?

A doença endometriose acontece quando há o aparecimento e crescimento de endométrio fora do útero e alcança outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga,  o endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero. Quando acontece a menstruação é o endométrio que é a camada que descama e se reconstrói para o ciclo seguinte podendo receber uma gestação.

Agora que entendemos o que é a endometriose, quais são os seus principais sintomas?

Ficar atento aos sinais que o nosso corpo emite são de fundamental importância para procurarmos profissionais qualificados quando nosso organismo não vai bem! Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dores de cólica intensas 

Na endometriose, as cólicas costumam se manifestar de forma agressiva no período menstrual, podendo deixar a mulher incapacitada de exercer suas atividades de rotina por causa da intensidade das dores, em certos casos pode até causar sensação de enjoos e desmaios. É importante deixarmos claro que sentir dores de cólica intensas não são normais

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. 

  • Dor durante as relações sexuais 

Como falamos acima a endometriose é o crescimento anormal da mucosa do endométrio, nas relações sexuais pode ocorrer de a penetração atingir os sacos da endometriose e provocar dor por causa da aderência ocorrida nesta cavidade abdominal.

  •  Infertilidade

É muito comum a endometriose só ser descoberta quando mulheres estão a muito tempo tentando engravidar e apresentam dificuldades por conta do crescimento anormal do endométrio, a infertilidade na endometriose está presente em cerca de 40% das mulheres.

  • Outros sintomas comuns que a endometriose causa são desconforto ao evacuar e aparecimento de sangramento na urina e fezes, em certos casos sem tratamento os problemas podem agravar se e acontecer a obstrução intestinal e perdas das funções renais.

Diagnóstico da endometriose 

Caso tenha suspeitas de endometriose, os exames realizados para diagnóstico são por meio exame físico, ultrasonografia endovaginal, exame ginecológico e outros exames de laboratórios, em certos casos o médico ginecologista pode solicitar uma ressonância magnética e exame de colonoscopia. 

 Tratamento da Endometriose 

O tratamento da endometriose ainda é dificultado pelo diagnóstico tardio, sendo seu diagnóstico podendo ser identificado através de exames físicos de imagem realizados durante a consulta de rotina. Por isso, é tão importante estar atenta aos sinais que nosso corpo emite, lembre-se sentir dores de cólica não é normal a endometriose está entre uma das maiores causas de infertilidade entre as mulheres, busque realizar exames de rotina e relate ao ginecologista tudo de anormal que sente em corpo! Previna-se de cuide bem da sua saúde. Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço acessível. Agende sua consulta conosco (91) 3205-0060 (WhatsApp)