Como saber se tenho gastrite? – Sinais e Sintomas

Gastrite - Clínicas Parque das Palmeiras

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago e o problema pode ser causado por diversos fatores como ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, infecção por H.pylori, medicamentos anti inflamatórios não esteroides em uso prolongado, ou até mesmo pode ser provocado por estresse e pelo nervosismo.

Falando mais sobre as causas de gastrite, os mais comuns, como dito anteriormente são:
Uso excessivo e prolongado de anti-inflamatórios: Um exemplo é o ibuprofeno. Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides reduzem a substância que ajuda na proteção das paredes do estômago, essa substância protege do efeito desconfortável do ácido gástrico.
Crises de ansiedade e estresse: Você sabia que o estresse pode alterar o funcionamento gástrico? Assim ele facilita a inflamação da parede do estômago.
H.pylori: Essa bactéria se firma no estômago e com isso desencadeia a inflamação e a destruição desse revestimento.
Álcool em grandes quantidades: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas deixa o estômago desprotegido da ação de sucos gástricos, o que resulta na irritação da parede estomacal.

É importante ter consultas de rotina com o médico gastro pois, caso o problema esteja no início e for identificado logo cedo, o tratamento adequado poderá ser estabelecido mais rapidamente e assim você poderá evitar dores, incômodos, entre outros.
Os sinais que alertam que você está com gastrite podem aparecer com crises de ansiedade ou as crises de estresse que fazem com que a produção de ácido aumente, ou podem depois de consumir alimentos gordurosos, entre outros.
Dentre os principais sintomas da gastrite, podemos destacar:

• Sensação de queimação no estômago;
  • Desconforto abdominal e sensação de abdômen inchado depois da refeição ou até mesmo quando você fica muito tempo sem comer nada;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Muitos gases, podendo sair como arrotos ou flatulências.

Você sabia que existem vários tipos de gastrite? Dentre elas estão a gastrite aguda, a nervosa, a gastrite crônica, gastrite erosiva e gastrite enantematosa.

Gastrite nervosa: Ocorre principalmente por situações emocionais, como as crises de ansiedade e estresse, o que aumenta a produção do suco gástrico e desencadeia os sintomas.
Gastrite aguda: aparecem subitamente e na maioria das vezes são causadas por medicamentos anti-inflamatórios e corticoides, infecções ou estresse físico/mental, porém, alimentos contaminados com bactérias também podem levar a pessoa a ter a gastrite aguda.
Gastrite erosiva: Geralmente causa por álcool ou estresses devido doenças graves, além disso também pode ser causada por medicamentos. Nesse tipo de gastrite, além da inflamação há lesões nas camadas internas do estômago devido às causas dela.
Gastrite crônica: Nesse tipo, a gastrite se desenvolve ao longo do tempo.
Gastrite enantematosa: Esse tipo pode ser causado pela H.pylori, consumo excessivo de álcool, uso excessivo de medicamentos ou doenças autoimunes. Também há lesões nas camadas intentonas do estômago.

Qual alimentação devo ter se eu tiver gastrite?

• Alimentos cozidos e grelhados devem ser preferidos, evite carnes mal passadas e carnes cruas;
  • Diminua o consumo de chocolate, cafés e chá preto;
  • Evite comer frutas ácidas (limão, laranja, kiwi, maracujá, caju, etc);
  • Não ingira bebidas alcoólicas ou sucos industrializados;
  • Não use condimentos e molhos industrializados, como sazon.

O tratamento da gastrite depende do tipo de gastrite que o paciente tem. Por exemplo, o gastro pode passar opções caseiras como suco de batata e outras coisas para tratar a a gastrite nervosa, além disso a pessoa deve evitar ao máximo as situações que favoreçam com que as crises de ansiedade e estresse apareçam. O importante é que você se consulte e faça o diagnóstico para saber qual o tipo de gastrite que você tem e assim começar o tratamento mais adequado para seu caso.

Se você sente algum desses sintomas, não exite em procurar um gastroenterologista. Não espere o problema se agravar ainda mais, trate ele logo no início. Aproveite que no mês de Novembro, as Clínicas Parque das Palmeiras estão em promoção nas consultas com o médico gastro.
Agende a sua pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp). Teremos o prazer em atender!