Hepatite Aguda: Saiba mais sobre essa doença.

Hepatite Aguda - Clínicas Parque das Palmeiras Amazon

Você já ouviu falar sobre a hepatite aguda? Hoje, no blog das Clínicas Parque das Palmeiras Amazon vamos falar mais afundo sobre essa doença que está despertando a atenção da sociedade para conhecer mais sobre ela, os sinais, diagnóstico e tratamento requerido para mesmo, atualmente a hepatite aguda vem chamando bastante atenção por aparecer como um surto de hepatite em criança em mais de 20 países, despertando a atenção da sociedade e dos responsáveis que buscam mais informações sobre a doença. Por isso, saiba mais sobre acompanhando a leitura:

O que é a hepatite aguda?

A hepatite aguda é uma inflamação hepática (fígado) que pode ser causada por vírus específicos hepatotrópicos, normalmente ela resulta da infecção pelo vírus das hepatites A,B ou C, todavia também outros vírus derivados das hepatites D e E também podem causar essa doença. Outras causas também podem derivar do uso prolongado de medicamentos, alterações na imunidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas gerando inflamação no fígado que pode perdurar por algumas semanas. A hepatite é uma doença considerada de modo comum em todo o mundo e como citado acima pode possuir umas diferentes causas, referindo assim o seu nome ao seu ponto de partida: a inflamação hepática por um dos vírus da hepatite, outros vírus também podem causar hepatite aguda ( vírus da febre amarela, citomegalovírus) sendo esses casos mais raros e incomuns de acontecer. A hepatite aguda merece atenção por acontecer de forma mais agravante sendo necessário ficar atento aos seus sinais, a hepatite aguda refere-se a inflamação que ocorre no fígado de forma mais rápida que a comum, podendo levar ao quadro de insuficiência hepática e em casos mais graves pode ser necessária a realização do transplante do órgão.

Principais Causas da Hepatite Aguda:

As causas mais conhecidas acerca da hepatite aguda são: infecção pelos vírus das hepatites A, B, C , D e E, uso de medicamentos como certos antibióticos, estatinas, antidepressivos, paracetamol e anticonvulsivantes, doenças autoimunes ( Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite reumatoide, Esclerose múltipla, Anemia hemolítica, Diabetes tipo 1, Doença celíaca entre outras) em que o corpo produz anticorpos de forma inapropriada contra si mesmo, alterações no metabolismo, distúrbio no metabolismo das gorduras, obstruções biliares, alterações circulatórias, agentes tóxicos como consumo e contato com produtos químicos

Quando a hepatite aguda grave  pode ser fulminante?

Também conhecida como falência hepática aguda, a hepatite aguda surge em casos raros de hepatites que evoluem de forma bem grave e intensa prejudicando desse modo todo o metabolismo do corpo humano. A hepatite aguda é uma das doenças consideradas mais graves do fígado, podendo evoluir para óbito em mais da metade dos casos, sendo ainda agravada os riscos elevados de acordo com a idade e intensidade que afeta o paciente. É importante estar atento aos sintomas e sinais pois os sintomas iniciais da hepatite costumam confundir se com os sintomas das hepatites tidas como comuns, sendo adicionado a presença de urina escura, olhos amarelados, falhas na voz, confusão mental e complicações de múltiplas falências nos órgãos. Essas complicações podem levar à morte, por isso se faz tão importante a busca por atendimento e acompanhamento médico sempre atento aos sinais que o corpo emite.

Como realizar o tratamento para a hepatite aguda?

O tratamento acontece de forma variada pois depende da inflamação, em geral os médicos recomendam repouso, aumento do consumo de líquidos, suspensão do uso de bebidas alcoólicas, alimentação adequada e nutritiva. Nos casos da hepatite aguda causada pelo uso de certos medicamentos, os médicos podem indicar a suspensão do medicamento que originou a inflamação hepática, em alguns casos remédios para o alívio da dor também são indicados, no caso em que a causa da hepatite não está relacionada ao uso de certos medicamentos.

Gostou de saber mais sobre esse conteúdo? nos siga nas redes sociais e nos acompanhe: @clinicasparquedaspalmeiras Precisando de um médico? Nas Clínicas Parque das Palmeiras Amazon você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem acessível! Agende agora: (91) 3205-0060 (WhatsApp)