O que significa a cor do sangue da menstruação?

46C94F6F-FABD-4A17-A5D1-F0B504014113

A menstruação é um processo feminino natural, pelo qual as mulheres que estão na fase reprodutiva passam por todos os meses onde acontece a descamação das paredes internas do útero (endométrio) quando não acontece a fecundação. Hoje no blog das Clínicas Parque das Palmeiras vamos conversar sobre a Menstruação, você já reparou nas diferentes tonalidades que o sangue da menstruação pode apresentar? O sangue menstrual pode variar com os períodos da menstruação e também durante os mesmos dias e períodos do ciclo menstrual, dependendo do fluxo, intensidade, dia do início e fim da menstruação a coloração da menstruação pode variar entre vermelho bem vivo e até mesmo um marrom. Normalmente essas variações na cor do sangue estão interligadas com ao tempo em que ficou o fluxo ficou exposto a oxigenação do ar, acontecendo relações e alterando a coloração da menstruação, uma percepção de mudança de cor do sangue menstrual também pode acontecer dependendo do absorvente que está se usando. As condições de saúde, bem estar e alterações hormonais femininas também influenciam no aspecto e coloração do sangue, em geral o fluxo de saída de sangue influencia e mostra uma determinação das cores apresentadas, variando entre as cores mais vivas e mais escuras. Como estamos falando, o ciclo menstrual pode apresentar uma variedade de tons devido a esses aspectos apresentados, por isso conhecer o que nosso corpo está emitindo é essencial para sabermos e cuidarmos da manutenção dele, ficar atento a esses sinais representa estar de olho e conhecer o que essa variação pode dizer no seu estado de saúde e que merecem atenção.

Quer saber mais o que essas diferentes e variações de tons e cores no ciclo menstrual podem dizer e significar? Confira mais continuando a leitura com a gente:

  1. Vermelho vivo

Especialmente nos dias de fluxo mais intenso, quando o sangue está mais “líquido”, você tende a observar um tom vermelho bem vivo e brilhante, como a exemplo um sangramento em alguma área do corpo de corte bem recente. À medida que o fluxo sanguíneo cai cada vez mais rápido, ele permanece em um tom muito próximo do tom em que é expelido do útero. Dependendo da agilidade mostra-se mais saudável e normal, significando que o fluxo não esteve retido no útero por muito tempo. 

  • É importante ressaltar que sangramento de qualquer tonalidade fora do período menstrual deve ser visto como um problema e indicação de consultar se com o médico  
  1. Vermelho escuro

A tonalidade de vermelho mais fechado, que remete mais a cor do de vinho ou marsala é bem comum de acontecer nos dias em que o fluxo menstrual apresenta-se mais intenso, espesso e um pouco elástico, normalmente aparece nos primeiros dias da menstruação chamada de monarca. Em certos casos, é comum algumas mulheres avistarem o sangue escuro assim que inicia a menstruação.

  1. Marrom 

A tonalidade marrom no fluxo menstrual costuma ocorrer ao final da menstruação, o sangue apresenta-se mais marrom e vem em menor quantidade, acontecendo de descer de forma mais lenta e ficar por mais tempo exposto ao oxigênio ficando na tonalidade mais escura, é possível de ocorrer borrões nessa tonalidade às vésperas de iniciar o ciclo menstrual. Alguns escapes dessa tô alidade também podem ocorrer durante o período menstrual. Os escapes são comuns em que realiza o uso de remédios anticoncepcionais, mas se você costuma ter com frequência isso sinaliza um desequilíbrio hormonal, preste atenção e ao menor sintoma consulte médicos ginecologistas.

Achou interessante o que as cores e tonalidades na menstruação podem ser e representar? As cores variam de acordo com o fluxo, intensidade e revelam questões importantes para a manutenção e conhecimento da saúde feminina. Lembre-se de prestar atenção aos sinais que seu corpo emite e cuide bem da sua saúde! Nas Clínicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço bem  acessível! Agente sua consulta conosco ☎️ (91) 3205-0060 (WhatsApp)