O que é Labirintite?
É uma inflamação no labirinto, uma estrutura interna do ouvido, ligada à audição e equilíbrio do corpo, causando sintomas como tonturas, vertigens, enjoo e mal estar, principalmente em idosos.
Com as áreas do labirinto inflamadas, os nervos do vestíbulo, cavidade responsável pelo equilíbrio, enviam sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo, causando a tontura e mal-estar.
Sintomas de Labirintite
O principal sintoma da labirintite é a vertigem, uma tontura com sensação que tudo ao seu redor estar girando. Também pode surgir náuseas , vômito, desequilíbrio, zumbido, sudorese e redução na audição.
Principais Causas
A labirintite geralmente é causada por inflamações do ouvido, infecções causadas por vírus ou bactérias. Mas existem outros fatores que podem causar para o aparecimento desta condição:
- Infecções virais ou bacterianas, como a otite aguda, gripes, resfriados, sarampo, meningite; caxumba, etc.
- Alergias;
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos, como por exemplo antibióticos;
- Hipertensão, colesterol alto, diabetes e problemas na tireoide;
- Doenças neurológicas;
- Tumor cerebral;
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
- Problemas emocionais como estresse, depressão.
Diagnóstico e Tratamento
Sintomas como tonturas, vertigens e zumbidos que surgem de repente, devem ser avaliadas e pelo médico: Clínico Geral ou Otorrinolaringologista
O diagnóstico da labirintite é realizado através de exame clínico, avaliando se há presença de inflamações no ouvido. Alguns testes são realizados para identificar a labirintite. Em alguns casos a audiometria é necessária para avaliar se houve perde de audição. O otorrino poderá solicitar ressonância magnética, tomografia e exames de sangue, para identificar a causa da labirintite.
Clínicas parque das Palmeiras
Consultas com preços acessíveis: (91) 3205-0060 Whatsapp