As mais comuns doenças ginecológicas – Saiba mais!

Ginecologia- Clínicas Parque das Palmeiras

Consultar um ginecologista de maneira regular ou pelo menos uma vez no ano é essencial porque a médica pode te ajudar a se prevenir de problemas ginecológicos e ainda manter a saúde e o funcionamento adequado dos órgãos genitais e também do sistema. Mas você sabe quais são as doenças ginecológicas mais comuns nas mulheres? As Clínicas Parque das Palmeiras prepararam esse artigo informativo para que você saiba e analise se está com algum sintoma ou mais sintomas de uma doença, confira a lista:

Candidíase vaginal
É uma infecção que é causada pelo fungo Candida ou o Monília, sendo uma das infecções mais comuns nas mulheres por causa do desbalanço da microbia da vagina e também pela distância menor entre uretra e vagina. O aumento dos fungos, que também causa o desbalanço, se dá por diversos motivos como por exemplo ter um hábito ruim de higiene íntima, estresse, gravidez, excessivo uso de remédios como antibióticos e corticoides, estar com o sistema imunológico enfraquecido devido o surgimento de outras doenças, gravidez, entre outros fatores que favorecem o crescimento desses fungos.

Os sintomas são de fácil percepção nas mulheres, sendo eles:

  • Corrimento vaginal que tem a cor branca;
  • Muita coceira;
  • Ardência e irritação na área genital.

É importante ressaltar que essa doença não aparece apenas através do contato íntimo, como dito anteriormente, diversos fatores podem contribuir como o estresse, mau hábito de higiene, e etc.
O mais importante é que você se consulte com o ginecologista assim que perceber esses sinais para que ele receite o mais rápido possível antifúngicos, que podem ser tanto na forma de pomada quanto na forma de comprimidos.

Vaginose bacteriana
Essa não é considerada uma doença sexualmente transmissível já que algumas bacterianas que a causam são encontradas no ser humano. A vaginose é uma infecção que ocorre devido o excesso da bactéria Gardenerella Vaginalis, a infecção ocorre quando a microbiota vaginal está desbalanceada, o que faz com que ocorra a diminuição de lactobacilos.
Os sintomas dessa infecção também são de fácil detecção, sendo percebidos pela própria mulher. Entre os sintomas, podem ser destacados:

– Odor vaginal muito forte;
– Coceira frequente;
– Corrimento vaginal meio cinza, ou amarelado ou esverdeado;
– Desconforto ao urinar;

Apesar do desconforto, a infecção pode ser tratada de maneira muito simples por meio de antibióticos mas, para isso, você deve se consultar com o médico ginecologista para que ele faça o diagnóstico e comece o tratamento quando o problema for confirmado.

Síndrome do ovário policístico
Alterações nos níveis de hormônios circulantes no sangue é uma das características que marcam essa condição. Ela pode acontecer com mulheres de todas as idades mas tem sua frequência maior no início da adolescência. As alterações nos níveis de hormônios circulantes no sangue favorecem a formação de vários cistos no ovário, o que resulta ma desregulação a menstruação, aparecimento de acne e pelos no corpo e rosto, dificuldade de engravidar, entre outros.
É importante ir ao ginecologista para que ele faça o diagnóstico e analise os sintomas que a paciente tem e veja o resultado dos exames que o mesmo solicitou, feito isso, o tratamento é iniciado com remédios para o alívio dos sintomas e regulação dos níveis hormonais.
Dentre os sintomas dessa condição, podemos destacar:

– Dificuldade para engravidar;
– Aparecimento de pelos, tanto no rosto quanto no corpo;
– Ganho de peso (de maneira não intencional);
– Aumento de oleosidade e aparecimento de acne na pele;
– Atraso do desenvolvimento das mamas;
– Queda de cabelos.

Tricomoníase
É uma infecção sexualmente transmissível provocada por um parasita, pode acontecer tanto em mulher quanto em homens, mas a maioria dos casos acontecem com as mulheres. É muito importante que essa condição seja diagnosticada quando surgirem os primeiros sintomas para que o médico passe logo medicamentos para aliviar os sintomas e eliminar o parasita. Entre os sintomas, estão:

  • Corrimento com cor verde ou amarelada;
  • Cheiro forte;
  • No caso dos homens, o corrimento é branco;
  • Vermelhidão na região genital;
  • Dor ao urinar.

Consultar um ginecologista é fundamental para prevenir problemas e manter a saúde dos órgãos genitais e do sistema reprodutivo. Está precisando de um ginecologista? Marque sua consulta nas Clínicas Parque das palmeiras e aproveite os valores acessíveis na consulta com profissionais excelentes e qualificados. Agende a sua pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp). Teremos o prazer em atender!