Principais doenças infantis e como preveni-las!

Doenças-Infantis- Clínicas Parque das Palmeiras

O sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento e por isso é comum que o organismo dos pequeninos seja atacado por doenças. Então se você tem uma criança em casa, lembre-se que é normal ter que lidar com alergias e outras coisas. Mas ao investir em uma vida mais saudável, com a mudança de hábitos, alimentação, higiene e outras coisas é possível evitar que essas doenças apareçam com frequência. Continue lendo o artigo para saber quais são as doenças infantis mais comuns, seu tratamento e como preveni-las.

Otite Média (Infecção no ouvido)
Essa doença ocorre devido a inflamação do ouvido pela presença do vírus ou bactérias. Dentre os sintomas dessa doença estão a febre, a secreção amarelada ou esbranquiçada, muito choro, febre e irritabilidade.
O ideal é procurar um pediatra e seguir o tratamento com antibióticos que o profissional indicar, caso ele receite. Nunca se esqueça de secar cuidadosamente as orelhas da criança com uma toalha e evitar o uso dos cotonetes, pois os cotonetes empurram mais a secreção para dentro e retiram a proteção dessa área.

Catapora
O contágio acontece por meio do liquido da bolha, pelas secreções (tosse, espirro, saliva) ou por objetos contaminados pelo vírus. Os principais sintomas dessa doença são as manchas vermelhas e o mal estar acompanhado com as bolhas no corpo, muito cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre. A melhor forma de evitar que a criança pegue catapora é mante- la em dia com a vacinação e caprichar na higiene após tocar nas lesões. Caso a criança esteja doente, é importante que a criança não saia de casa para que não contagiem mais pessoas.

Sinusite
É uma inflamação da mucosa que se acumula nas maçãs da face, o que causa incômodo.
A tosse é o sintoma principal na sinusite infantil, acompanhado do nariz entupido, febre e coriza. É ideal procurar um médico para que ele receite antibióticos, além disso, manter a higiene na casa, deixando ela sempre arejada e limpa.

Sarampo
A transmissão do sarampo acontece pelo ar com o contato das gotículas durante tosse ou espirro de quem está doente. Os sintomas principais são as manchas vermelhas no corpo, febre, tosse e conjuntivite. Assim como a catapora, a melhor forma de evitar que a criança pegue essa infecção é manter a carteira de vacinação da mesma em dia, pois ainda que os vírus ainda sejam comuns, eles estarão menos ativos em crianças vacinadas.

Infecção na garganta

As infecções na garganta podem ser causadas por vírus ou bactérias, sendo as infecções causadas por vírus as mais comuns. Geralmente o tratamento é feito por analgésicos e antitérmicos que o médico pediatra da criança receitará. Nos casos em que a infecção na garganta é causada por uma bactéria, geralmente o tratamento é feito com os antibióticos que o médico indica. Nesses casos de infecção bacteriana, a criança sente mais desconforto e febre.
Não há como prevenir totalmente a criança dessas infecções, mas há como diminuir a frequência em que essas infecções aparecem. Ensine seu filho a lavar as mãos com frequência e de maneira correta, sempre mantendo uma boa higiene. E deixe a casa limpa, sempre mantendo o ambiente ventilado.

Rubéola
A transmissão dessa doença acontece pelo contato de gotículas das secreções de quem está infectado, a frequência da transmissão pelo contato com objetos recém-contaminados é baixa, mas é importante sempre manter a higiene e o cuidado. Os sintomas da rubéola são a febre baixa, o surgimento de gânglios linfáticos e as manchas rosadas que se espalham pelo corpo. Para a prevenção, é ideal que a criança tomem duas doses da vacina da tríplice viral.

Precisando de um pediatra para seu filho? Nas Clínicas Parque das Palmeiras você encontra preços acessíveis na consulta com profissionais excelentes. Agende a sua consulta com o pediatra pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).