A fonoaudiologia é a ciência que estuda as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação entre os seres humanos.
Essa ciência trata de todos os processos de comunicação humana e o desenvolvimento dela, indo desde a sucção do leite materno pelo bebê até deglutição na maior idade.
Dentre as principais doenças tratadas pelo médico fonoaudiólogo estão:
Dificuldade de engolir alimentos e líquidos
Essa dificuldade também é chamada de Disfagia. A doença ocorre na garganta ou no esôfago e pode variar entre um incômodo leve a um bloqueio muito doloroso. Por meio de tratamento, o profissional ajuda a pessoa a recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura, o que facilita a passagem do alimento.
Deslexia
A dislexia é a dificuldade de aprendizagem e reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, como também na transformação de signos escritos em signos verbais. Há crianças muito inteligentes mas que podem não se sair tão bem na escola por motivos de dislexia ou outros distúrbios de leitura e escrita. O fonoaudiólogo ajuda no tratamento por meio de exercícios auditivos e psicomotores, ajudando o paciente a lidar com as dificuldades. O profissional também orienta a família explicando a forma em que podem ajudar a criança a lidar com esse distúrbio.
Afasia
É a perda do poder de captação e o enfraquecimento de manipulação e expressão de palavras como símbolos de pensamentos, por causa de lesões em alguns centros cerebrais. Atinge a capacidade de comunicação e pode ocorrer por conta de um trauma ou se desenvolver aos poucos por causa de um tumor ou doença.
Afonia
A afonia é a perda parcial ou total da voz devido uma lesão nos órgãos da fonação. Pode acontecer de forma gradual ou repentina, não causando nenhuma dor ou outro tipo de sintoma. Pode ser causada por fatores psicológicos como a ansiedade, estresse, nervosismo, etc. Ou também pode ser causada por fatores ambientais. O tratamento varia dependendo do motivo que causou a perda da voz. Dentre as principais causas estão a inflamação na laringe, refluxo gástrico, inflamação nas cordas vocais, gripes, uso da voz em excesso, ansiedade, estresse, alergia, consumo de tabaco e álcool.
Desmame precoce
Quando o bebê parece estar rejeitando o leite materno, o profissional fonoaudiólogo estimulando a sucção e a deglutição do neném, para assim evitar o desmame precoce.
Rouquidão constante
Esse problema pode ser causa do uso inadequado da voz ao fazer muito esforço ao falar ou até mesmo pode surgir em consequência a uma doença mais séria, como o câncer. Muitos dos que sofrem com isso tem profissões que necessitam do uso extremo da voz, como professores, jornalistas, atendentes de telemarketing, cantores, entre outros. O fonoaudiólogo faz um tratamento a base de exercícios e orientações de higiene vocal, que podem envolver o fim do tabagismo e cuidados com a alimentação.
Audição
Desde cedo, é feito o teste da orelhinha, onde o fonoaudiólogo faz um teste rápido com um aparelho que detecta problemas de audição em recém-nascidos. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar problemas e complicações a longo prazo, principalmente em crianças.
Problemas de fala
Os problemas na fala são marcados pela troca de fonemas, gagueira e língua presa. Inclusive, muitas crianças podem ter esses problemas pelo uso duradouro da amadeira ou do pipo (chupeta), o que faz com que elas não mastiguem direito, respirem incorretamente pela boca, sofram alterações na arca dentária e não desenvolvem a musculatura do modo correto para a fala, o que resulta nos problemas com as palavras.
Você conhecia os principais problemas tradados pelo profissional fonoaudiólogo?
Se você precisa de um profissional dessa área, marque sua consulta por preços acessíveis com profissionais excelentes na Clínica Parque das Palmeiras. Ligue ou mande uma mensagem para o número 91 3205-0060 (WhatsApp).
Lembre que o diagnóstico precoce evita problemas a longo prazo!