Quando ir ao gastroenterologista?

Gastro- Clínicas Parque das Palmeiras

O gastroenterologista é o profissional especialista em cuidar de doenças de todo o trato gastrointestinal, ou seja, doenças que estão relacionadas ao aparelho digestivo que vão desde a boca da pessoa, que passam até o esôfago e em órgãos (estômago e intestino), indo até o ânus.
O gastro realiza exames, prescreve remédios e procedimentos que são importantes para que esse sistema se mantenha saudável.
Então, caso você sinta enjoo, azia, queimação no estômago, dores abdominais, diarreias, entre outros sintomas que tem relação com esses órgãos, isso é um sinal de que você deve procurar se consultar com um gastro.

Dentre as doenças tratadas pelo médico gastro, podemos destacar as mais conhecidas que são:

– Gastrite;
– Úlcera gástrica;
– Pancreatite;
– Intolerância à lactose;
– Síndrome do intestino irritável;
– Hemorroida;
– Doença do refluxo gastroesofágico;
– Pedra na vesícula, entre outros.

Gastrite
A gastrite é uma inflamação nas paredes internas do estômago e pode ser causada por uma variedade de fatores.
Dentre as causas, podemos citar a infecção, lesão, uso excessivo de álcool, alimentação não saudável, entre outros.
Os sintomas são:
– Azia
– Queimação
– Náuseas
– Dor na boca do estômago
– Vômitos
– Perda de apetite
E nos casos mais sérios, pode ocorrer sangramento digestivo.

Úlcera gástrica
É uma ferida que começa a se formar no tecido que reveste o estômago, pode ser causada por uma má alimentação ou outros fatores, por exemplo, a infecção pela bactéria H.Pylori.
Os sintomas são náuseas, sensação de queimação na boca do estômago, enjoo, vômitos, distensão abdominal, entre outros.

Pancreatite
É uma inflamação de nível grave no pâncreas que ocorre quando as enzimas digestivas são liberadas em seu interior, o que leva a destruição e ao aparecimento da dor abdominal forte. A doença é classificada em aguda (duração curta) e crônica, onde os sintomas pioram com o tempo.

Intolerância à lactose
É causada pela deficiência da enzima lactase, o que causa a incapacidade de digerir totalmente o açúcar de produtos lácteos.
Os sintomas podem incluir dor e inchaço abdominal, diarreia, azia, náuseas, dores de cabeça.

Síndrome do intestino irritável
É um problema onde há inflamações das vilosidade intestinais, o que resulta em dor, muitos gases, inchaço abdominal, diarreia e prisão de ventre.
Não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com a mudança na alimentação e diminuição do estresse.
Os sintomas são a dor abdominal/cólicas, excesso de gases, diarreia e prisão de ventre, fezes com secreção gelatinosa e sensação da barriga inchada.

Hemorroida
Ocorre quando há veias inflamadas no ânus e reto, o que causa muito desconforto e sangramento para quem está com o problema. Dentre as causas da hemorroida podemos citar a obesidade, a gravidez, prisão de ventre, o esforço durante as fezes e uma alimentação muito pobre em fibras. Os sintomas também incluem coceira e muito desconforto ao ficar sentado ou durante as evacuações no banheiro.

Doença do refluxo gastroesofágico
Nessa doença, o conteúdo estomacal, como o ácido e a bile, retornam do estômago para o esôfago, o que resulta na inflamação no esôfago e fortes dores na parte inferior do tórax. Dentre os sintomas, a azia é o principal, sendo acompanhada do arroto, da sensação de queimação, tosse após comer, dificuldade para engolir alimentos, laringite, entre outros.

Pedra na vesícula
Dentre as causas do problema, podemos destacar uma alimentação rica em gorduras e carboidratos, ser sedentário, ter diabetes, ter hipertensão, fumar, usar anticoncepcionais por muito tempo, entre outros. Essa doença pode não ter sintomas, mas em alguns casos pode provocar uma intensa dor do lado direito e superior do abdômen.

E aí, está precisando de um gastro? As Clínicas Parque das Palmeiras estão preparando combos especiais para o mês de Novembro nas consultas com o gastro, urologista e clínico geral. Agende a sua pelo número 91 3205-0060 e aproveite os valores especiais!