A ansiedade é um problema cada vez mais presente no nosso dia a dia. Segundo dados de pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, tendo mais de 18 milhões de brasileiros tendo transtorno de ansiedade generalizada (que é considerado o tipo mais comum de ansiedade).
Uma pessoa ansiosa pode sentir sintomas físicos e psicológicos como tremores, aperto no peito, pensamentos negativos constantes, falta de ar, e outros sintomas que podem atrapalhar o desempenho no dia a dia.
Com pequenas mudanças de hábitos, é possível ir aos poucos controlando esse problema. Confira algumas dicas para reduzir a ansiedade:
1. Atente-se às atitudes
Tente pensar no que está te deixando mais ansioso, veja se tem alguma solução para o problema e tente resolver o mais rápido possível.
Caso você não possa resolver o problema, procure fazer coisas que possam te relaxar um pouco para acalmar sua mente. O mais importante é reconhecer e respeitar suas limitações, e não sofrer sozinho com seus problemas, porque isso pode aumentar sua dor. Peça ajuda de pessoas que você confia, como familiares e amigos, ou procure um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra), para começar o tratamento o quanto antes.
2. Organize sua rotina diariamente
Organizar o seu dia pode te ajudar a controlar a ansiedade, pois assim você saberá exatamente o que deve fazer ao longo daquele dia, sem sentir que tem muitas coisas para fazer. Monte um cronograma ou utilize uma agenda para se organizar, mas tenha em mente que imprevistos sempre acontecem, e tente não se cobrar tanto quanto algo não sair como você planejou.
3. Faça exercícios respiratórios
Quando estamos ansiosos, nossa respiração tende a ficar muito acelerada. Quando perceber isso, tente puxar e soltar o ar lentamente, ao inspirar e respirar profundamente, você tira a pressão de ar do peito, o que pode reduzir uma crise de ansiedade, se feita da maneira correta.
4. Cuide de sua alimentação e pratique atividades físicas.
Procure ter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o consumo de álcool, tabaco e de bebidas energéticas. Quando tiver tempo, procure praticar alguma atividade física para aumentar o seu bem estar. Você sabia que os exercícios físicos podem ajudar no controle da ansiedade? Eles liberam a tensão acumulada, dessa forma, o seu corpo poderá ficar mais relaxado na hora em que você vai descansar.
5. Busque um novo hobby que te faça feliz
No seu tempo livre, tente fazer coisas novas que podem te trazer relaxamento e provocar o seu interesse. Assim você terá a atenção voltada à atividade, e não pensará tanto em seus problemas. Separe algum dia para fazer algo que você ame e curta passar um tempo com você mesmo, assim você poderá praticar o autoconhecimento.
6. Se você puder, faça meditações diárias
Meditar te ajuda a relaxar, a vivenciar o agora e a focar em si mesmo, ajudando no controle da ansiedade. Se você não souber como começar a meditação, você pode pesquisar no youtube, spotify ou aplicativos pelas palavras “Meditação guiada”, onde você poderá ouvir uma pessoa falando o que você deve fazer, passo a passo. Os resultados são incrivelmente bons, e há vários relatos de pessoas que sofriam de insônia, e ansiedade que, ao praticar a meditação, conseguiram organizar sua hora de dormir e ter um sono de qualidade, voltando a ser pessoas mais tranquilas.
7. Afaste-se de pessoas negativas
De início, pode parecer difícil se afastar de pessoas que são muito negativas, principalmente se elas convivem diariamente com você, mas tente se priorizar e focar em pessoas que te fazem bem. Pessoas negativas podem interferir diretamente no seu emocional, e se afastar delas já é um grande passo para que você fique menos ansioso.
E o mais importante: procure se consultar o quanto antes com um profissional de saúde mental, começar a tratar a ansiedade cedo pode evitar outros problemas futuros.
Você está precisando se consultar com um psiquiatra ou psicólogo? Agende sua consulta nas Clínicas Parque das Palmeiras com excelentes profissionais e preços especiais pelo número 91 3205-0060 (WhatsApp).