Saiba como melhorar a qualidade do seu sono!

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Uma noite mal dormida pode influenciar negativamente o restante do dia da pessoa, refletindo na saúde mental e física de quem não dorme bem. Os médicos neurologistas afirmam que uma noite bem dormida reduz o risco de hipertensão e até de obesidade, por isso é de suma importância ter uma rotina com hábitos que podem estimular uma boa noite de sono, evitando distúrbios do sono.

Separamos algumas dicas de hábitos que poderão te ajudar a ter um sono reparador e de boa qualidade:

1: Evite ingerir álcool e outras bebidas estimulantes, como café e refrigerantes, pelo menos de 4 a 6 horas antes de ir pra cama;

2: Escolha um horário fixo para dormir e levantar, assim você criará o hábito de acordar sempre no mesmo horário;

3: Evite checar seu celular, computador, tablet e outros aparelhos antes de ir pra cama. A luz emitida por esses objetos são estimulantes e podem dificultar o sono;

4: O ideal é dormir pelo menos de 7 a 8 horas para acordar com uma boa disposição;

5: Nunca durma com fome, mas também não coma comidas muito pesadas porque isso dificulta o sono a chegar, então opte por lanches leves antes de ir para a cama;

6: Prepare um local escuro e silencioso para descansar. Dormir com aparelhos ligados atrapalham a qualidade do sono devido o barulho e a luminosidade deles;

7: Na hora de dormir, opte por uma roupa que não absorva muito calor e que você se sinta confortável usando;

8: Crie o hábito de praticar atividades físicas para que seu corpo canse mais, assim você dormirá com mais facilidade. Mas nunca faça exercícios pesados antes de dormir pois isso deixa o corpo em estado de alerta, o que dificulta a chegada do sono;

9: Uma boa opção de relaxamento é tomar um banho com água morna antes de dormir;

10: Leia um livro antes de dormir, isso pode ajudar o sono a vir mais rápido;

11: Mantenha-se hidratado durante o dia.

12: Caso queira cochilar durante o dia, opte pelo horário após o almoço e durma por pelo menos 30 minutos para não prejudicar o seu sono noturno.

IMPORTANTE: Só utilize medicamentos para dormir se forem receitados por um profissional.

Você pode saber se tem um sono reparador analisando sua rotina antes de dormir.

Se você nota que demora muito tempo para dormir, acorda várias vezes durante a noite, acorda no dia seguinte sentindo que não dormiu tempo suficiente, apresenta sonolência durante o dia, falta de concentração, mudança de humor e se irrita facilmente, são sinais que você não tem uma boa qualidade de sono.

Se você não notar nenhuma melhora na qualidade do seu sono mesmo depois de mudar seus hábitos noturnos, procure um médico especialista no assunto.

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