Saiba como uma boa alimentação pode ajudar no combate a insônia

Combate Insônia - Clínicas Parque das Palmeiras

Você sabia que a insônia pode estar ligada a uma má alimentação? A insônia é definida como  problemas persistentes para dormir e permanecer dormindo que resultam em sonolências durante todo o dia, a maioria dos casos de insônia também estão ligados a fatores como: ansiedade, depressão, medicamentos incertos, privação de sono, falta de exercícios físicos e uma má alimentação. Hoje, as Clínicas Parque das Palmeiras traz para você informações de como uma boa alimentação pode ajudar no combate à insônia. A alimentação afeta diversas áreas do nosso organismo, nossa alimentação tem impactos em nosso peso, níveis de colesterol, níveis hormonais e principalmente em nossa nutrição. Por isso, a alimentação pode ter impactos diretos em nossa qualidade de sono. Dessa forma, separamos para você conhecer alguns alimentos que  tornam-se grandes aliados nessa ajuda para melhorar a insônia e promover o bem estar,  sendo eles:

  1. Alimentos ricos em magnésio 

ajudam a melhorar a qualidade do sono pois reduzem os níveis de cortisol ( hormônio relacionado ao estresse) e aumentam neurotransmissores ligados ao relaxamento e sono do corpo, você pode consumir os  alimentos ricos em magnésio que são: banana, espinafre, arroz integral, alho e nozes. 

  1. Alimentos ricos em TripTofano

Alimentos com triptofano favorecem a produção de melatonina (hormônio regulador do sono) sendo eles: leite, mel, queijos brancos, kiwi, aveia entre outros. Esses alimentos atuam na produção de serotonina e trabalham também na diminuição da ansiedade. 

  1. Alimentos ricos em Ômega 3 

O ômega 3 é tida como uma gordura saudável que que trabalha na regulação e redução de inflamações cerebrais, a sardinha, nozes, chia e sementasse linhaça são grandes alimentos ricos em ômega que auxiliam o cérebro a adormecer em tranquilidade. 

4 Alimentos com cálcio 

O cálcio é essencial na produção e garantia de serotonina em nosso organismo, os  alimentos ricos em cálcio são: leite, iogurtes naturais, brócolis, espinafre e entre outros que garantem manutenção e ajudam na qualidade de um sono melhor. 

Você já tem o hábito de consumir algum desses alimentos que listamos? Se você não consome com tanta frequência busque incluir esses alimentos em sua alimentação, nossa dica é você começar a introdução aos poucos para que seu organismo não sinta tanto impacto e diferenças! 

Existem também alimentos que retardam a produção de melatonina e serotonina, sendo eles os que você deve evitar algumas horas antes de seu sono como a: cafeína que está presente em cafés, energéticos e chás preto (aumenta os sinais de alertas do sistema nervosa e dificulta o sono), o açúcar também pode ser considerado um vilão do sono pois aumenta os níveis de glicemia deixando o organismo em sistema de alerta, o álcool também causa um efeito “de mentira” no organismo pois ao mesmo tempo que provoca um estado de sonolência no outra dia deixa o organismo e o corpo com sensação de exaustão e piora os quadros de sonolência e ansiedade, as frituras também são grandes inimigas pois a gordura produzida por eles e ingeridas pelo organismo dificultam o esvaziamento gástrico e deixa a ingestão mais lenta, além de aumentar o cortisol ( hormônio do estresse) e deixam uma sensação de estofamento que dificultam o sono. 

Gostou de saber sobre como a alimentação pode ajudar você na melhora do organismo e promover também uma boa noite de sono? Busque cuidar da sua saúde e zelar pelo seu bem estar, aproveite os melhores benefícios que os alimentos oferecem. Caso sinta-se confortável busque ajuda médica e tenha um acompanhamento para melhorar o seu bem estar.  

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