Usar microondas faz mal para a alimentação?

Microondas - Clínicas Parque das Palmeiras

O microondas é um dos utensílios de cozinha que nos dias atuais mais tem ganhado popularidade entre os eletrodomésticos, isso porque é um utensílio que oferece praticidade e rapidez nas funções que exerce esquentando o alimento por energia eletromagnética para agitar a água presente no alimento. Por isso, hoje as Clínicas Parque das Palmeiras conversa com você sobre o uso do microondas, será que faz mal para a sua saúde e para os alimentos colocados nele? Vamos as dúvidas!!

Faz tempo que o microondas deixou de ser utilizado apenas para esquentar comida, com a internet e o múltiplo compartilhamento de informações muitas receitas feitas para quem possui o microondas viralizaram, hoje é possível encontrar em muitos supermercados produtos feitos exclusivamente para preparo no microondas e com tudo isso surge as dúvidas e até algumas fake news sobre o uso do produto e se afeta em nossa saúde e qualidade da alimentação. Vamos aprofundar o que falamos mais acima, para que o microondas exerça suas funções o seu funcionamento se dá pelo uso de ondas eletromagnéticas, existe um ventilador interno que ajuda a propaga las formando um campo magnético que com as moléculas de água presente no alimento esquentem, por este modo de funcionalmente já surge a primeira dúvida de muitas pessoas, sendo ela: A radiação emitida é prejudicial?

Não, a radiação emitida é de baixa frequência e não ionizante, sendo assim elas apenas servem para esquentar o alimento e não causa nenhum risco de mutação genética. É importante deixarmos claro que é de suma importância que você cuide do seu aparelho doméstico e siga corretamente o manual de construção para que eventuais problemas sejam evitados e não possam acontecer. Por isso, com o decorrer do uso de seu eletrodoméstico busque prestar  atenção nele e siga essas orientações: veja se a porta do microondas está fechando corretamente, mantenha ele limpo após fazer refeições, utilize recipientes adequados para colocar ou realizar receitas nele, verifique se ele apresenta rachaduras e arranhões na porta e nas laterais e claro em problemas mais técnicos busque contatar um técnico especializado ou a fabricante do produto. 

Agora que explicamos o funcionamento e processo do microondas, vamos para a parte da alimentação, fique atento as observações que vamos listar para vocês sobre isto: 

  1. De primeira é importante falar que o microondas não é prejudicial à saúde e alimentação, mas também vamos deixar algumas observações e análises sobre o seu uso
  2. Todo o alimento que submetemos a um processo de fervura perde certos componentes nutritivo e isso é independente do método que escolhemos usar para isto 
  3. Estudos realizados pela OMS ( organização mundial da saúde) apontam que alimentos preparados no microondas continuam com igual valor de composição de nutrientes do que os alimentos preparados em fervura tradicional.
  4. Para conservação dos alimentos, evite esquenta los em vasilhas com plásticos inapropriados, muitos plásticos não são benéficos para serem utilizados no microondas pois possuem polímeros que não aguentam certos níveis de temperaturas e acabam dissipando nos alimentos substâncias químicas que afetam os hormônios e consequentemente nosso sistema metabólico. Além disso, a exposição a essas substâncias podem desenvolver doenças graves como: problemas de fertilidade, desregulação de hormônios da tireoide e déficit de atenção. 

Gostou de saber mais sobre a alimentação e o uso do microondas? Existem muitas considerações sobre mais é importante vermos que relacionados a alimentação o importante é seguir recomendações prévias e pesquisar sobre se houver alguma dúvida acerca dos alimentos a serem colocados. Atualmente, o microondas é considerado seguro, eficiente e prático para o uso realizado com moderação e sabedoria.  Precisando de um médico? Nas Clinicas Parque das Palmeiras você se consulta com profissionais qualificados por um preço acessível. E você tem desejo de mudar a alimentação e seguir um plano saudável? Se consulte com nossos nutricionistas e garanta seu bem estar! Agende agora conosco: (91) 3205 – 3500 ( WhatsApp)