Vale a pena fazer reposição hormonal?

Menopausa Clinicas Parque das Palmeiras

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa é uma fase muito difícil, para outras é mais tranquilo, então fica aquela dúvida,  vale a pena fazer reposição hormonal? 

 Terapia de Reposição Hormonal é um tipo de tratamento que pode aliviar os sintomas típicos da menopausa, como as famosas ondas de calor, irritabilidade, insônia, nervosismo, depressão e diminuição da libido. Para isso, este tipo de terapia utiliza medicamentos que ajudam a repor os níveis de estrogênio e progesterona, pois os ovários deixam de os produzir quando a mulher entra no climatério e na menopausa por volta dos 50 anos de idade. 

A reposição hormonal pode ser muito útil para mulheres que apresentam os sintomas mais acentuados e pode ser feita na forma de comprimidos ou adesivo para a pele e o tratamento pode durar entre 2 a 5 anos, dependendo de cada mulher. Mas como todo tratamento, a reposição hormonal pode gerar alguns efeitos colaterais, é preciso conhecer os riscos e as contraindicações. É recomendável sempre fazer com acompanhamento médico.

Algumas pacientes não apresentam sintomas e questionam se também precisam utilizar o hormônio, pois também ajuda na manutenção da qualidade da massa óssea, evitando problemas como osteoporose. 

O tratamento pode sim oferecer uma melhor qualidade de vida e se for com acompanhamento de um especialista , com as doses de hormônio sob medida para cada mulher,   a reposição hormonal pode ser uma grande aliada da mulher, melhorando a disposição, humor, libido, memória, qualidade do sono,  pele e  cabelos mais saudáveis e  menos ansiedade.

Contraindicações da reposição hormonal 

Existem alguns casos, em que a reposição hormonal é totalmente contraindicado e não compensa correr os riscos, entre eles, mulheres que tenham sido diagnosticadas com as seguintes doenças:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Doença hepática e biliar;
  • Sangramento genital com causa desconhecida;
  • Doença trombótica ou tromboembólica venosa, como por exemplo;  infarto, Acidente Vascular Cerebral [AVC] e trombose nos membros inferiores.
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Porfíria
  • Doença coronariana.

Apesar de não poderem usar a reposição com hormônios sintéticos,  pelo risco de aumento da gravidade destas doenças. Essas mulheres  podem recorrer à terapia de reposição hormonal natural para aliviar alguns incômodos.

Terapias de reposição hormonal natural

Alguns alimentos como a soja, sementes de linhaça e o inhame, podem aliviar os sintomas da menopausa e podem ser utilizadas por maior parte das mulheres, sem grandes restrições. Alguns suplementos alimentares também podem ser de grande ajuda, como é o caso da Lecitina de soja,  que alivia os sintomas durante o climatério até a instalação da menopausa.

 

Consulte periodicamente um ginecologista e mantenha sua saúde em dia.

 Clínicas Parque das Palmeiras